Portal:Argélia/Biografia destaque

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Aurélio Agostinho.
Aurélio Agostinho.

Agostinho de Hipona (em latim: Aurelius Augustinus Hipponensis), conhecido universalmente como Santo Agostinho, foi um dos mais importantes teólogos e filósofos dos primeiros anos do cristianismo cujas obras foram muito influentes no desenvolvimento do cristianismo e filosofia ocidental. Ele era o bispo de Hipona, uma cidade na província romana da África. Escrevendo na era patrística, ele é amplamente considerado como sendo o mais importante dos Padres da Igreja no ocidente. Suas obras-primas são "A Cidade de Deus" e "Confissões", ambas ainda muito estudadas atualmente. Agostinho é uma das figuras mais importantes no desenvolvimento do cristianismo no Oriente. Agostinho foi muito influenciado pelo neo-platonismo de Plotino. Ele criou o conceito de pecado original e guerra justa.

Agostinho nasceu na cidade de Tagaste, a atual Souk Ahras, Argélia, cuja mãe católica se chamava Mônica. Ele foi educado no Norte da África e resistiu aos pedidos da mãe para se tornar cristão. Vivendo como um intelectual pagão, ele tomou uma concubina e se tornou um Maniqueísta. Posteriormente se converteu para a Igreja Católica, se tornou um bispo, e se opôs às heresias, como a crença que as pessoas possuem a habilidade de escolher fazer um bem tão forte que poderia merecer a salvação sem receber a ajuda divina (Pelagianismo).

Na Igreja Católica Romana e na Comunhão Anglicana é um santo e um proeminente doutor da Igreja, e o patrono da ordem religiosa agostinha; seu memorial é celebrado no dia 28 de agosto. Muitos protestantes, especialmente calvinistas, o consideram como um dos pais teólogos da Reforma Protestante ensinando a salvação e a graça divina. Na Igreja Ortodoxa é louvado, e seu dia festivo é celebrado em 15 de junho, apesar de uma minoria ser da opinião que ele é um herege, principalmente por causa de suas mensagens sobre o que se tornou conhecido como a Cláusula Filioque. Entre os ortodoxos é chamado de Agostinho Abençoado", ou "Santo Agostinho o Abençoado".

Ler mais ...