Portal:Aviação/Artigo bom/Arquivo/Gordon Gollob

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Gollob em Outubro de 1941

Gordon Gollob (Viena, 16 de junho de 1912Sulingen, 7 de setembro de 1987) foi um piloto austríaco que serviu na Luftwaffe durante a Segunda Guerra Mundial. Um ás da aviação, ao longo da sua carreira abateu 150 aeronaves inimigas em 340 missões de combate. Gollob alcançou a maioria das suas vitórias aéreas na Frente Oriental, tendo seis delas ocorrido na Frente Ocidental.

Gollob voluntariou-se para o serviço militar nas Forças Armadas da Áustria em 1933. Em Março de 1938, depois da anexação da Áustria na Alemanha Nazi, Gollob foi transferido para a Luftwaffe. Em 1939 Gollob foi colocado na Zerstörergeschwader 76 (ZG 76), uma asa de caças pesados. Ele obteve a sua primeira vitória aérea no dia 5 de Setembro de 1939, durante a Invasão da Polónia. Gollob obteve mais uma vitória aérea durante a Batalha da Baía de Heligoland e mais duas durante a Campanha da Noruega. Depois, foi transferido para a Jagdgeschwader 3 (JG 3), passando a pilotar o caça monomotor Messerschmitt Bf 109. Durante a Batalha de Inglaterra, ele obteve a sua sexta e última vitória na Frente Ocidental.

Gollob foi depois destacado para combater na Operação Barbarossa, a invasão da União Soviética. No dia 27 de Junho de 1941, foi nomeado comandante do II. Gruppe da JG 3. Durante o mês de Agosto ele abateu 18 aviões inimigos, e depois da sua 42.ª vitória foi condecorado com a Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro, no dia 18 de Setembro. Em Outubro abateu mais 37 aeronaves, incluindo nove apenas no dia 18 de Outubro e seis no dia 22. No dia 26 de Outubro de 1941, já com um total de 85 vitórias aéreas, Gollob foi condecorado com a Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro com Folhas de Carvalho.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter