Portal:Crustáceos/Artigo selecionado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Arquivo[editar código-fonte]

 ver · editar Artigo selecionado/1

Portal:Crustáceos/Artigo selecionado/1

Krill do norte (Meganyctiphanes norvegica)
Krill do norte (Meganyctiphanes norvegica)

Krill é o nome colectivo dado a um conjunto de espécies de animais invertebrados semelhantes ao camarão. Estes pequenos crustáceos são importantes organismos do zooplâncton, especialmente porque servem de alimento a baleias, jamantas, tubarões-baleia, entre outros. Estes animais são ainda designados como eufausídeos, palavra derivada da ordem taxonómica a que pertencem, Euphausiacea. O termo krill é de origem norueguesa, sendo derivado do neerlandês kriel, que designa peixes acabados de nascer ou em fase juvenil.

Os eufausídeos estão presentes em todos os oceanos do planeta. São considerados espécies-chave próximas da base da cadeia alimentar já que se alimentam de fitoplâncton e de algum zooplâncton, convertendo esta fonte de alimento numa forma que pode ser consumida por muitos animais de maiores dimensões, constituindo a maior parte da dieta destes. No Oceano Antártico, uma espécie, o krill antártico (Euphausia superba), perfaz uma biomassa superior a 500 milhões de toneladas, aproximadamente o dobro da biomassa constituída pela totalidade dos seres humanos. Desta biomassa, mais de metade é consumida todos os anos por baleias, focas, pinguins, lulas e peixes, sendo substituída graças ao seu crescimento e reprodução. A maioria das espécies de krill efectuam grandes migrações verticais diárias, alimentando os predadores à superfície, durante a noite, e em águas mais profundas durante o dia.


 ver · editar Artigo selecionado/2

Portal:Crustáceos/Artigo selecionado/2

Scyllarides latus (Latreille, 1802), conhecido pelo nome comum de cavaco, é uma espécie da família Scyllaridae com populações no Mediterrâneo e no leste do Atlântico Norte. A espécie é considerada como um marisco de excelência, sendo actualmente rara devido a captura excessiva. Os adultos podem atingir os 30 cm de comprimento corporal, apresentam uma coloração acastanhada que lhes serve de camuflagem e não têm pinças. A espécie, que se alimenta essencialmente de moluscos, tem hábitos noturnos, emergindo das fendas das rochas e de outros abrigos onde se acolhe apenas após anoitecer. Para além dos humanos, a espécie é predada por diversos peixes ósseos. Tem como espécie próxima S. herklotsii, com distribuição natural ao longo da costa atlântica da África, sendo que as restantes espécies do género Scyllarides ocorrem no Atlântico ocidental e no Indo-Pacífico. As larvas e juvenis da espécie são mal conhecidas.


 ver · editar Artigo selecionado/3

Portal:Crustáceos/Artigo selecionado/3

O Caranguejo-de-água-doce-de-malta (Potamon fluviatile) é um dos invertebrados mais curiosos dos que se podem encontrar na Europa. Este caranguejo abandonou o mar, e vive e reproduz-se em pequenos ribeiros e lagos no interior das florestas. Os seus ancestrais provêm da Ásia, e foram representados em moedas das antigas Mesopotâmia e Grécia.

A sua carapaça atinge entre 3,5 e 4,5 cm de largura, e prefere águas duras. Ao contrário da maior parte dos caranguejos de água doce, não precisa de voltar ao mar para a reprodução.