Portal:Grande Porto/Artigo seleccionado/11

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
VCI junto ao nó do Regado

A Via de Cintura Interna -- correntemente designada pela sigla VCI (também chamada IC23 ou CRIP - Circular Regional Interna do Porto) -- é uma auto-estrada em forma de anel que contorna a zona central dos núcleos urbanos do Porto e de Vila Nova de Gaia, em Portugal, numa extensão total de 21 km. Actualmente 30% da população da Grande Área Metropolitana do Porto vive "dentro" do anel da VCI.

A VCI apresenta normalmente três vias de rodagem em cada sentido, com separadores centrais em betão do tipo "New Jersey" e separadores laterais metálicos (rails). Para reduzir a área ocupada, as bermas são geralmente pequenas. A VCI dispõe de radares de controlo de velocidade -- limitada a 90 km/h --, postos SOS, câmaras de videovigilância e painéis de protecção acústica. Ao longo de todo o seu trajecto de 21 km, a VCI intercepta a maioria das artérias urbanas do Porto e de Vila Nova de Gaia, contando com numerosas passagens superiores e inferiores e dois túneis em Vila Nova de Gaia: um sob a Avenida da República e outro sob o Jardim de Soares dos Reis. Os túneis estão dotados de ventilação, rede de detecção de incêndios e sistema de detecção de monóxido de carbono.

Em 1995 já circulavam na VCI, na margem norte do Douro, 130 mil veículos/dia, com 126 mil a passarem na Ponte da Arrábida e apenas 20 mil a circularem pela Ponte do Freixo. Saindo da VCI, seguiam para Norte 54 mil veículos diários pela Via AEP, 71 mil pela Via Norte e 90 mil pela A3, rumo a Braga e a Amarante (A4).