Portal:Lusofonia/Banco de destaques/9

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bandeira de Moçambique.
Bandeira de Moçambique.
Localização.
Localização.

Moçambique, oficialmente República de Moçambique, é um país da costa oriental da África Austral, limitado a norte pela Zâmbia, Maláui e Tanzânia, a leste pelo canal de Moçambique e pelo oceano Índico, a sul e oeste pela África do Sul e a oeste pela Suazilândia e pelo Zimbabué.

Moçambique era uma antiga província ultramarina portuguesa. Foi colonizado a partir do século XVI. Aqui existiram diversos reinos bantos, o mais conhecido dos quais, o Império Monomotapa. Moçambique alcançou a independência a 25 de junho de 1975, sendo instituído um regime socialista de partido único. Entre 1976 e 1992, Moçambique foi fustigado por uma guerra civil que causou cerca de novecentos mil mortos e feridos.

O país tem um enorme potencial agrícola, no entanto o seu aproveitamento é grandemente limitado pela proliferação das minas terrestres não desativadas. As praias paradisíacas e zonas propícias ao mergulho nos seus mais de dois mil quilómetros de litoral, bem como os parques nacionais e reservas naturais no interior do país, têm vindo a ser aproveitados para o turismo. Moçambique é uma república presidencialista multipartidária desde 1994. A capital e maior cidade é Maputo, antigamente Lourenço Marques até 1976.

Moçambique conta com cerca de quatro dezenas de línguas nacionais, entre as quais o macua e o tsonga. O português, único idioma oficial, é usado por 40% dos moçambicanos, mas apenas 6,5% o tem como língua materna.