Portal:Miranda do Douro/Artigo em destaque/26

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Barragem de Picote (em mirandês: Barraige de Picuote) é uma barragem portuguesa que faz parte do Aproveitamento Hidroelétrico de Picote, localizado perto da povoação de Picote, concelho de Miranda do Douro e distrito de Bragança. Este aproveitamento português implantado num vale profundamente encaixado entre margens muito abruptas, foi o primeiro a entrar em serviço no rio Douro, em 1958, remontando o início da sua construção a 1954.

Possui duas centrais hidroelétricas, a mais antiga (designada de Picote I), tem uma potência instalada de 180 MW e uma produção média de 1 038 GWh/ano, e Picote II com 246 MW e potência instalada e uma produção média anual de 244 GWh/ano. Este aproveitamento utiliza o desnível de cerca de sessenta e nove metros, existente entre o seu próprio nível de retenção normal - cota 471,00 metros - e o nível de retenção do Aproveitamento Hidroelétrico de Bemposta, situado a jusante, tendo a sua albufeira uma extensão aproximada de vinte e um quilómetros e uma capacidade total de 63 000 000 m³, dos quais apenas 13 000 000 m³ são turbináveis em exploração normal.

O Aproveitamento de Picote compreende uma barragem, sobre a qual se dispõe o descarregador de cheias, central subterrânea, edifícios de comando e de descarga e subestação, implantados na margem direita. A Barragem de Picote é do tipo abóbada de dupla curvatura, com 92,3 metros de corda no coroamento entre encontros, e uma altura máxima acima das fundações de 100 metros.