Barragem de Picote

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção não cita fontes confiáveis e independentes (desde maio de 2019). Ajude a inserir referências.
O conteúdo não verificável pode ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Barragem de Picote
Embalse en los Arribes del Duero.JPG
Localização
Município Miranda do Douro, Distrito de Bragança
Bacia hidrográfica Douro
Rio Rio Douro
Coordenadas 41°22'41.9"N, 6°21'6.1"W
Dados gerais
Uso Energia
Data de inauguração 1958
Dados da barragem
Tipo Betão, Arco
Altura 100 m
Cota de coroamento 480 m
Fundação Granito
Dados da albufeira
Capacidade total 63.000.000
Capacidade útil 13.430.000
Pleno armazenamento 471 m

A Barragem de Picote é uma barragem portuguesa que faz parte do (Aproveitamento Hidroeléctrico de Picote), localizado perto da povoação de Picote, concelho de Miranda do Douro e distrito de Bragança. Este aproveitamento português implantado num vale profundamente encaixado entre margens muito abruptas, foi o primeiro a entrar em serviço no rio Douro, em 1958, remontando o início da sua construção a 1954.

Características técnicas[editar | editar código-fonte]

Possui duas centrais hidroelétricas, a mais antiga (designada de Picote I) tem uma potência instalada de 180 MW e uma produção média de 1.038 GWh/ano, e Picote II com 246 MW e potência instalada e uma produção média anual de 244 GWh/ano. Este aproveitamento utiliza o desnível de cerca de 69 m existente entre o seu próprio nível de retenção normal - cota 471,00 m - e o nível de retenção do Aproveitamento Hidroeléctrico de Bemposta, situado a jusante, tendo a sua albufeira uma extensão aproximada de 21 km e uma capacidade total de 63.000.000 m³, dos quais apenas 13.000.000 m³ são turbináveis em exploração normal.

O Aproveitamento de Picote compreende uma Barragem, sobre a qual se dispõe o Descarregador de Cheias, Central subterrânea, Edifícios de Comando e de Descarga e Subestação, implantados na margem direita. A Barragem de Picote é do tipo Abóbada de Dupla Curvatura, com 92,3 m de corda no coroamento entre encontros, e uma altura máxima acima das fundações de 100 m.

O descarregador sobre a barragem é constituído por 4 vãos providos de comportas segmento que permitem, no seu conjunto, um caudal máximo de 10.400 m³/s. Para a regulação do nível da albufeira e para a evacuação de caudais de pequenas cheias, a barragem dispõe de uma Descarga Auxiliar de meio fundo. Esta descarga auxiliar, cuja entrada se situa cerca de 49 m abaixo do nível normal da albufeira, está equipada com comporta automática do tipo segmento.

A Central de Picote I é subterrânea, tem 88 m de comprimento, 16,6 m de largura e 35 m de altura de escavação. Está equipada com 3 grupos Geradores, cada um deles com uma turbina Francis de eixo vertical, de 68 402 kW e um alternador de 72 MVA. Cada grupo utiliza Tomadas de Água e Condutas Forçadas próprias. Os três tubos de aspiração convergem, mediante convenientes concordâncias, numa galeria de fuga única com 15 m de altura e 12 m de largura, que restitui as águas turbinadas sob o trampolim do Descarregador de Cheias.

Os Edifícios de Comando e de Descarga localizam-se em duas plataformas, na margem direita, junto do coroamento da barragem. A Subestação de Transformação 15/244 kV, situada na mesma plataforma do Edifício de Comando, dispõe de 3 blocos transformadores monofásicos de 3x25 MVA. O Parque de Saída de Linhas, ligado à Subestação por linha aérea, situa-se numa plataforma à cota 650,00 m, dispõe de barramento duplo e está dimensionado para 6 painéis de saída.

Em Outubro de 2011, entrou em serviço o Reforço de Potência da Barragem de Picote, constituído por uma nova central subterrânea (Picote II) com 1 grupo gerador, com 246 MW de potência, e com capacidade para turbinar um caudal até 400 m3/s. O grupo é constituído por uma turbina Francis de eixo vertical, de 246 MW e um alternador de 270 MVA.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Hidrografia de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Barragem de Picote