Portal:Miranda do Douro/Artigo em destaque/27

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Museu da Terra de Miranda (em mirandês: Museu de la Tierra de Miranda) é um museu localizado na cidade de Miranda do Douro, Trás-os-Montes, Portugal.

O museu está instalado no edifício seiscentista da antiga câmara municipal, e até 2011 estava sobre a tutela do Instituto dos Museus e da Conservação e do Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico, designados atualmente por Direção-Geral do Património Cultural.

O Museu da Terra de Miranda foi fundado em 1982 pelo padre António Mourinho. Está situado no centro histórico da cidade de Miranda do Douro, na Praça D. João III, na antiga Domus Municipalis, edifício monumental do século XVII que serviu de câmara e cadeia municipal até à década de 1970. No seu interior está exposto um acervo museológico variado que nos transmite o que foi, e ainda hoje é, a vida rústica e a cultura dos povos da Terra de Miranda, desde os tempos pré-históricos aos atuais.

O Museu expõe coleções de carácter cultural, etnográfico e artístico desta região; recolhe uma amostra da vida dos povos da Terra de Miranda, mas toda a região é um museu vivo, de características únicas e cultura própria, bem expressas na língua da região (o mirandês), nas danças e na música, no teatro e na religiosidade popular, na gastronomia, nas formas de economia e na maneira de ser deste povo que vive do campo e da pecuária.

O museu propõe de maneira permanente una etnografia da Terra de Miranda, coleções de trajes mirandeses e instrumentos usados na sua produção, alfaias agrícolas e máscaras.