Portal:Miranda do Douro/Artigo em destaque/4

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Duas Igrejas (em mirandês: Dues Eigreijas) é uma freguesia portuguesa do concelho de Miranda do Douro, com 49,26 km² de área e 599 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 12,2 hab./km².

Possui duas importantes igrejas: A Igreja de Santa Eufémia, e a Igreja da Nossa Senhora do Monte, de onde faz o orago desta freguesia. Estão agregadas a esta freguesia as seguintes localidades: Cércio, Vale de Mira (em mirandês: Bal de Mira) e Quinta de Cordeiro.

Os primeiros vestígios conhecidos de habitação do povo em Duas Igrejas remetem ao século XVIII com a construção de habitações feitas em pedra, na maioria com um ou dois pisos, como a Igreja de Santa Eufémia, construída no mesmo século. Desde este tempo que a agricultura e a pecuária, produções bastante utilizadas na Idade Média, tiveram um enorme sustento da região, permitindo o desenvolvimento através destes dois tipos de produção.

Com o passar dos anos, já no início do século XX, construiu-se a linha ferroviária pública, financiada pelo estado português, a Linha do Sabor, o que permitiu o desenvolvimento da região ao longo das décadas deste século. A linha encontra-se desativada desde o ano do seu encerramento, em 1986.

No século XX chegaram a existir até três escolas de ensino inseridas dentro do aglomerado urbano da freguesia. Uma das escolas foi construída por ordem de António de Oliveira Salazar, que foi o presidente do Conselho de Ministros entre 1932 e 1968.

Entre os patrimónios da freguesia encontram-se a Igreja de Santa Eufémia, Igreja da Nossa Senhora do Monte, Capela de São Bartolomeu, Associação Cultural dos Pauliteiros de Miranda - Duas Igrejas, o abrigo rupestre da Solhapa e a Estação Ferroviária de Duas Igrejas - Miranda.