Porto Novo (São Gonçalo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Porto Novo é um bairro do município de São Gonçalo, no Estado do Rio de Janeiro.[1] Fica localizado no 4º Distrito desse município, e faz limites com os seguintes bairros: Gradim, Paraíso, Patronato, Mangueira, Parada 40, Camarão, Porto da Pedra e Boa Vista. É um bairro majoritariamente residencial, mas possui um comércio relativamente consolidado, que atende à população local e a de bairros adjacentes. De acordo com o Censo de 2010, o bairro conta com uma população de 16.000 habitantes.

Origem do bairro[editar | editar código-fonte]

Assim como o bairro vizinho Patronato, Porto Novo originou-se a partir do desmembramento da Fazenda Jacaré, do Barão de São Gonçalo.[2]

Relevo e características[editar | editar código-fonte]

Em termos de relevo, o município se encontra em um terreno plano ao nível do mar, com a interferência de duas colinas, Morro do Cruzeiro e Morro da Igrejinha, que não passam de 40 metros de altitude. Antes da urbanização consolidada do bairro, seu terreno era úmido e sua área perto do mar era completamente alagada, dispondo de um rico manguezal que se estendia até aproximadamente o Morro do Cruzeiro.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Mapas e Bairros - São Gonçalo». Prefeitura Municipal de São Gonçalo. Consultado em 24 de agosto de 2009 
  2. «Prefeitura de São Gonçalo». www.saogoncalo.rj.gov.br. Consultado em 3 de dezembro de 2019 
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia do estado do Rio de Janeiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.