Praça Tomé de Sousa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
A Praça e o Palácio Rio Branco ao fundo.

A Praça Tomé de Sousa (também conhecida como Praça Municipal) é uma praça localizada no Centro Histórico de Salvador, onde existem muitos prédios públicos da cidade, como o Palácio Tomé de Sousa (atual sede da Prefeitura), Palácio Rio Branco (antiga sede do governo da Bahia), Câmara de Vereadores de Salvador, dentre outros. É conhecida por abrigar uma estátua do primeiro governador-geral do Brasil, Tomé de Sousa, reunindo muitas pessoas. Ao fundo encontra-se o Elevador Lacerda e uma vista da baía de Todos os Santos.

História[editar | editar código-fonte]

Antigamente conhecida como Praça da Parada, onde aconteciam as paradas militares, a Praça Tomé de Sousa é considerada o berço da civilização brasileira pois ela foi a primeira praça de Salvador, onde o primeiro governador-geral e do Brasil Colônia (Tomé de Sousa), em 1549, reuniu todos os prédios públicos. Com isso, a Praça Tomé de Sousa foi o primeiro espaço criado com a finalidade de concentrar os prédios da administração pública, construídos no século XVI com paredes de taipas cobertas de palhas pelo mestre de pedraria Luís Dias.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Praça Tomé de Sousa
Ícone de esboço Este artigo sobre a Bahia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.