Praia do Araçagi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde janeiro de 2010). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo.
Araçagi
Localização São José de Ribamar
Banhada por Oceano Atlantico
Acesso Automoveis e Coletivos

A Praia do Araçagi é uma praia do município de São José de Ribamar, no norte da ilha de Upaon-Açu, na Região Metropolitana de São Luís, no estado do Maranhão, no Brasil. É uma das praias mais limpas da ilha, com ondas fortes e altas. Na maré baixa, formam-se piscinas naturais. Ao redor da praia, começou a ser formado o bairro do Araçaji em meados dos anos 1990. Hoje, é considerado um bairro de classe média alta.

Topônimo[editar | editar código-fonte]

"Araçaji" é uma palavra originária da tupi e significa "água de araçá", pela junção dos termos ara'sá ("araçá")[1] e 'y ("água")[2]

História[editar | editar código-fonte]

O bairro do Araçaji começou a ser povoado na década de 1990 e, hoje, recebe boa parte da classe média alta de São Luís. A praia se estende da Praia de Ponta Grossa, conhecida popularmente como Praia do Meio e a orla da Avenida Oceânica, no Farol do Araçaji.

Problemas[editar | editar código-fonte]

O principal problema enfrentado pelos moradores do Araçaji é a falta de infraestrutura das ruas do bairro. Isso porque, até o início dos anos 2000, havia um conflito sobre qual seria o município responsável pelo bairro. Como os acessos eram ruins, eram poucos os moradores que se aventuravam se mudar para o bairro. Além disso, não havia supermercados próximos, linha de ônibus regulares e nem escolas, o que acabou dificultando o seu povoamento.

Melhorias[editar | editar código-fonte]

Quando a Prefeitura de São José de Ribamar assumiu a administração do bairro do Araçaji, houve uma mudança radical no aspecto do bairro: ruas foram asfaltadas e a iluminação pública chegou às ruas principais e transversais, o que acabou gerando um boom imobiliário. Já existem alguns pontos comerciais, que atendem à população ainda remota da orla do Araçaji. Em 2005, o Colégio Marista mudou a sede da escola do antigo prédio localizado no Centro de São Luís para o bairro. Além disso, no bairro ainda existe a sede do Araçaji Praia Clube. O Araçaji ainda continua em franca expansão, assim como as melhorias. Um dos principais logradouros do bairro é a Avenida dos Holandeses, conhecida também como MA-204, que liga a Região Metropolitana à orla de São Luís, assim como a diversos outros bairros da capital e a Avenida Oceânica que fica localizado à beira–mar, onde fica localizado o ponto final da linha 976 – Araçaji.

Localização[editar | editar código-fonte]

O bairro está localizado entre os bairros do Olho d´Água, Residencial Pirâmide, Vila Luisão e Turú.

Referências

  1. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.153
  2. http://www.fflch.usp.br/dlcv/tupi/vocabulario.htm
Ícone de esboço Este artigo sobre uma praia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.