Saltar para o conteúdo

Prossoma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Os aracnídeos têm como caracteres básicos: 4 pares de patas articuladas (1), um corpo dividido em prossoma (2) e opistossoma (3).

Em zoologia, chama-se prossoma o tagma anterior do corpo dos animais do subfilo Chelicerata, ao qual pertencem as aranhas, escorpiões e o límulo. Agrupa os segmentos relativos à cabeça e ao tórax e é onde se encontram os olhos, a boca, e os seis pares de apêndices: um par de quelíceras, um par de pedipalpos e quatro pares de patas.

Na maioria dos quelicerados, os segmentos do prossoma estão fundidos e as suas placas tergais formam uma concha contínua denominada escudo prossomal, conferindo ao prossoma uma estrutura rígida e compacta; No entanto, em alguns grupos, como opiliones e solifugae, os dois últimos segmentos do prossoma são livres. O prossoma apresenta os olhos simples, a boca, as quelíceras, os pedipalpos e quatro pares de patas para andar. O prossoma desempenha, portanto, funções sensoriais e de coordenação, ingestão de alimentos e locomoção.

Segundo Armengol (p. 88):[1]

É praticamente impossível deduzir com certeza, através de elementos externos, quantos e quais os metámeros que constituem o tagma anterior do corpo (prossoma).

Apesar da afirmação categórica acima, o prossoma dos quelicerados tem sido tradicionalmente interpretado como o resultado da fusão da cabeça e do tórax .[2][1] Entretanto, estudos comparativos recentes de genes homeobox[3][4][5]​ fornecem fortes evidências de que o prossoma seria na verdade a cabeça, e que os quelicerados seriam uma linhagem com sete segmentos cefálicos, em vez dos seis típicos dos mandibulados (crustáceos, miriápodes e hexápodes).

Referências

  1. a b Armengol, J. et al., 1986. Artròpodes (I). Història Natural dels Països Catalans, 9. Enciclopèdia Catalana, S. A., Barcelona, 437 pp. ISBN 84-85194-84-5
  2. Brusca, R. C. & Brusca, G. J., 2005. Invertebrados, 2ª edicão. McGraw-Hill-Interamericana, Madrid (etc.), XXVI+1005 pp. ISBN 0-87893-097-3.
  3. Telford, M. J. & Thomas, R. H., 1998. Expression of homeobox genes shows chelicerate arthropods retain deutocerebral segment. Proc. Natl. Acad. Sci. USA, 95: 10671-10675.
  4. Averof, M., 1998. Origin of spider's head. Nature, 395: 436-437.
  5. Damen, W. G. M. et al., 1998. A conserved mode of head segmentation in arthropods revealed by expression pattern of Hox genes in a spider. Proc. Natl. Acad. Sci. USA, 95: 10665-10670.
Ícone de esboço Este artigo sobre Biologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.