Pura Tirta Empul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pura Tirta Empul
Tipo templo hindu
Aberto ao público Sim
Geografia
País Indonésia
Ilha e província Bali
Regência Gianyar
Coordenadas 8° 24' 56.5" S 115° 18' 55.5" E
Pura Tirta Empul está localizado em: Bali
Pura Tirta Empul
Localização do Pura Tirta Empul no Bali

O Templo Tirta Empul (em balinês: Pura Tirta Empul) é um é um pura (templo hindu balinês) localizado perto da cidade de Tampaksiring, na ilha do Bali, Indonésia. O local do templo é composto por uma estrutura de águas para banho, famosa por sua nascente de águas sagradas, onde os hindus balineses realizam rituais de purificação. A fonte fornece água fresca regularmente, o que os balineses consideram ser algo sagrado. Tirta Empul significa fonte sagrada em balinês.

Construção[editar | editar código-fonte]

O Pura Tirta Empula foi fundado ao redor de uma grande fonte de água em 962 d.C. durante a dinastia Varmadeva (séculos X–XII). O nome do templo é inspirado na fonte de água proveniente do solo, chamado de "Tirta Empul". Sua nascente é fonte do rio Pakerisan.[1] O templo é dividido em três seções: jaba pura (área frontal), jaba tengah (área central) e jeroan (área interna). A jaba tengah possui duas piscinas com trinta chuveiros que são chamados como: Pengelukatan, Pebersihan e Sudamala dan Pancuran Cetik (veneno).[2]

O templo foi dedicado a Vixnu.[3] De cima de um morro, perto do templo, foi construída uma villa moderna para a visita do presidente Sukarno em 1954. Esta vila ainda é usada como acomodação para convidados importantes.

Fontes sagradas[editar | editar código-fonte]

Cada fonte presente no templo possui um significado diferente para os Hindus-balineses. Há fontes que os mesmo evitam utilizar por respeito ou tradição. Normalmente os locais estão acostumados com turistas na região e ficam bastante felizes em explicar e contar um pouco sobre a tradição deles. A dica é se mostrar sempre aberto a novas experiências de forma respeitosa.

Para entrar no templo é necessário cobrir as pernas abaixo do joelho por motivos de respeito a um local sagrado. Normalmente na entrada são fornecidos sarongues (espécie de saiotes que se enrolam em volta da cintura para cobrir as pernas).

Referências

  1. Bali & Lombok, Lonely Planet, 2009, consultado em 8 de janeiro de 2017 
  2. «Babad Bali - Pura Tirta Empul». babadbali.com. Consultado em 8 de janeiro de 2017 
  3. «Tirta Empul Temple, Pura Tirta Empul - Bali Sightseeing Spot - BURARI BALI». buravi.com. Consultado em 8 de janeiro de 2017 
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Pura Tirta Empul