Portal:Hinduísmo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar Hinduísmo


O Om ou Aum é o mantra mais importante do hinduísmo e outras religiões
O Om ou Aum é o mantra mais importante do hinduísmo e outras religiões

Hinduísmo é uma tradição religiosa que se originou no subcontinente indiano. É frequentemente chamado de Sanātana Dharma (सनातन धर्म) pelos seus praticantes, frase em sânscrito que significa "a eterna (perpétua) darma (lei)". Num sentido mais abrangente, o hinduísmo engloba o bramanismo, isto é, a crença na "Alma Universal", Brâman; num sentido mais específico, o termo se refere ao mundo cultural e religioso, ordenado por castas, da Índia pós-budista.De acordo com o livro História das Grandes Religiões, "o hinduísmo é um estado de espírito, uma atitude mental dentro de seu quadro peculiar, socialmente dividido, teologicamente sem crença, desprovido de veneração em conjunto e de formalidades eclesiásticas ou de congregação: e ainda substitui o nacionalismo". Entre as suas raízes está a religião védica da Idade do Ferro na Índia e, como tal, o hinduísmo é citado frequentemente como a "religião mais antiga", a "mais antiga tradição viva" ou a "mais antiga das principais tradições existentes".

É formado por diferentes tradições e composto por diversos tipos, e não possui um fundador. Estes tipos de sub-tradições e denominações, quando somadas, fazem do hinduísmo a terceira maior religião, depois do cristianismo e do islamismo, com aproximadamente um bilhão de fiéis, dos quais cerca de 905 milhões vivem na Índia e no Nepal. Outros países com populações significativas de hinduístas são Bangladesh, Sri Lanka, Paquistão, Malásia, Singapura, ilhas Maurício, Fiji, Suriname, Guiana, Trindade e Tobago, Reino Unido, Canadá e Estados Unidos.

 ver · editar Artigo selecionado


O gado é considerado sagrado em várias religiões, como o Hinduísmo, Jainismo, e Zoroastrismo. Religiões anteriores ao Antigo Egito, Grécia Antiga e Roma Antiga também tinham crenças similares. Em algumas regiões, especialmente alguns estados da Índia, o abate de bovinos é proibido e sua carne pode ser um tabu.

A vaca tem sido um símbolo de riqueza desde os tempos antigos. No entanto, não eram tão invioláveis e reverenciadas da mesma forma que são hoje.

A vaca foi possivelmente reverenciado porque os Hindus dependiam delas para consumo de leite e derivados, para lavrar os campos e por seu esterco, fonte de combustível e fertilizante. Assim, o status da vaca como zeladora a levou a ser identificada como uma figura quase maternal (daí o termo gau mata). Nos dias antigos o gado era limitado a poucas pessoas afortunadas, as vacas eram valorizada como o ouro ou dinheiro. Além disso, tem sido sugerido pelo autor e orador Terence McKenna que o reverência religiosa para a vaca é o resultado da associação precoce da humanidade ao cogumelo psilocibina com isto, assim esta associação se desenvolveu como resultado da descoberta do referido cogumelos em excremento do animal. (leia mais...)

 ver · editar Imagem selecionada



Bhaktivedanta Swami Prabhupada no Golden Gate Park com a deidade Jagannatha à sua direita.
 ver · editar Sabia que...


... que originalmente descrito como o Senhor dos ladrões, Kubera (imagem) é agora venerado como o deus hindu da riqueza e o regente do Norte?

... que a cidade de Rawalsar, Himachal Pradesh, Índia, é sagrada para três religiões principais - Hinduísmo, Sikhismo e Budismo?

... que Vidyadharas, semi-deuses da mitologia hindu, ordenharam a Mãe Natureza, que assumiu a forma de uma vaca, para coletar poderes místicos e a arte de voar como seu leite?

... que o Hinduísmo permite o jejum voluntário à morte, conhecido como Prayopavesa, para uma pessoa que não tem nenhum desejo ou ambição deixada e nenhuma responsabilidade permanecendo na vida?

... que Tao Porchon-Lynch, que estudou com Sri Aurobindo e Indra Devi, foi reconhecido como o professor de yoga mais antigo do mundo aos 95 anos de idade?

... que de acordo com a mitologia hindu, o Tandava, uma dança vigorosa pelo deus hindu Shiva, é a fonte do ciclo de criação, preservação e dissolução do universo?


 ver · editar Colabore!


Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com ao Hinduísmo na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

  • Ajude a manter este portal atualizado. Página de discussão.
  • Crie artigos de destaque relacionados ao Hinduísmo dando visibilidade ao assunto escolhido.
  • Melhore a qualidade dos artigos sobre Hinduísmo em geral. Muitos deles carecem de fontes, o que compromete sua credibilidade;
  • Ajude a ampliar os esboços sobre Hinduísmo;
  • Crie ou adicione artigos pedidos sobre Hinduísmo.


 ver · editar Categorias


sem subcategorias
sem subcategorias
sem subcategorias
 ver · editar Portais relacionados
 ver · editar Wikimedia


Hinduísmo no Commons Hinduísmo no Commons
Imagens e mídia
Hinduísmo no Wikcionário Hinduísmo no Wikcionário
Definições
Hinduísmo no Wikilivros Hinduísmo no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Hinduísmo no Wikinotícias Hinduísmo no Wikinotícias
Notícias
Hinduísmo no Wikiquote Hinduísmo no Wikiquote
Citações
Hinduísmo no Wikisource Hinduísmo no Wikisource
Biblioteca
Hinduísmo na Wikiversidade Hinduísmo na Wikiversidade
Recursos de aprendizado