Qaasuitsup

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Qaasuitsup
Qaasuitsup-coat-of-arms.svg
Qaasuitsup-montage.jpg
Geografia
País
Autonomous country within the Kingdom of Denmark
Sede
Área
660 000 km2
Coordenadas
Qaasuitsup.png
Demografia
População
17 498 hab. ()
Densidade
0,03 hab./km2 ()
Funcionamento
Estatuto
former municipality of Greenland (d) (a partir de )
História
Fundação
Extinção
identidade
Língua oficial
Identificadores
TGN
Website
(da + kl) www.qaasuitsup.gl

Qaasuitsup (gronelandês: Qaasuitsup Kommunia) é um município da Groenlândia, região autónoma do Reino da Dinamarca. Foi instituído em 1 de janeiro de 2009. Consta dos antigos municípios do oeste e norte da Gronelândia. As principais localidades são: Kangaatsiaq, Aasiaat, Qasigiannguit, Ilulissat, Qeqertarsuaq, Uummannaq, Upernavik e Qaanaaq. A população total é de 17 867 habitantes (janeiro de 2008).[1] O centro administrativo do município está em Ilulissat.

Geografia[editar | editar código-fonte]

O município está situado no noroeste de Groenlândia, e tem uma área de 660 000 km², o que faz dele o maior município do mundo em área, chegando a ser maior que a Espanha ou a França. Anteriormente à criação do mesmo, o maior município do mundo era Altamira-PA no Brasil. A sul, confronta com o município de Qeqqata. A sudeste, com o município de Sermersooq, fronteira que vai de norte a sul (meridiano 45 W) através do centro de Sermersuaq, a camada de gelo da Gronelândia − e por isso livre de trânsito. A leste e nordeste confronta com o Parque Nacional do Nordeste da Groenlândia.

O Município de Qaasuitsup, na Groenlândia

No extremo sul da costa municipal estão as águas da baía de Disko, uma enseada da maior baía de Baffin, que para norte avança na ilha da Gronelândia na forma da baía de Melville. O extremo noroeste, perto de Qaanaaq e Siorapaluk, vê as costas municipais estenderem-se até ao estreito de Nares, que separa a Gronelândia da ilha Ellesmere.

Localidades[editar | editar código-fonte]

Qaasuitsup

Referências

  1. «kanukoka.gl». Arquivado do original em 24 de setembro de 2008 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]