R. A. B. Mynors

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
R. A. B. Mynors
R. A. B. Mynors
Nascimento 28 de julho de 1903
Wiltshire
Morte 17 de outubro de 1989 (86 anos)
Herefordshire
Cidadania Reino Unido
Progenitores
  • Aubrey Baskerville Mynors
  • Margery Musgrave Harvey
Cônjuge Lavinia Sybil Alington
Irmão(ã)(s) Sir Humphrey Mynors, 1st Baronet
Alma mater
Ocupação filólogo clássico, professor universitário, erudito clássico, latinista, paleógrafo
Prêmios
Empregador(a) Universidade de Cambridge
Religião anglicanismo
Causa da morte acidente rodoviário

Sr Roger Aubrey Baskerville Mynors FBA (28 de julho de 1903[1][2] – 17 de outubro de 1989) foi um classicista e medievalista inglês, que ocupou as mais altas posições acadêmicas de latim nas universidades de Oxford e Cambridge. Como crítico textual, destacou-se pelo seu conhecimento profundo dos manuscritos antigos e sua importância para a recuperação dos textos clássicos.

Mynors foi o responsável pela edição de referência da Eneida, o épico latino de Vergílio. Este manuscrito do século XV, preservado na Biblioteca Nacional da França, exibe o começo do sexto livro do poema, que narra a descida de Eneias ao mundo dos mortos.

Mynors realizou seus estudos no Eton College e no Balliol College, Oxford, onde se tornou Fellow nos primeiros anos de sua trajetória profissional.[1] Foi professor Kennedy de latim na Universidade de Cambridge entre 1944 e 1953, e professor Corpus Christi de latim na Universidade de Oxford entre 1953 e 1970, ano em que se aposentou. Em 1989, aos 86 anos, perdeu a vida em um trágico acidente automobilístico, quando se dirigia à sua residência rural, o Castelo de Treago [en], em Herefordshire.

Mynors gozava da reputação de ser um dos maiores classicistas britânicos.[3] Era um especialista em paleografia e foi responsável por elucidar uma série de relações complexas entre manuscritos em seus catálogos das bibliotecas do Balliol College e da Catedral de Durham.[4] Suas publicações sobre temas clássicos abrangem edições críticas de obras de Vergílio, Catulo, Plínio, o Jovem, Beda e Cassiodoro. Também integrou o conselho editorial da edição completa das obras de Erasmo. A última obra de sua carreira acadêmica, um comentário abrangente sobre as Geórgicas de Vergílio, foi publicada após sua morte. Por seus méritos acadêmicos, recebeu diversos títulos e honrarias de várias instituições, sendo nomeado Cavaleiro Solteiro em 1963.

Referências

  1. a b Nisbet 2004.
  2. Gotoff 1991, p. 309.
  3. «Sir Roger Mynors. Distinguished Latinist». The Guardian (em inglês). 19 de outubro de 1989. p. 39 – via Newspapers.com 
  4. Hamblen 2020, p. 6.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.