Saltar para o conteúdo

RMS Windsor Castle (1921)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
RMS Windsor Castle
RMS Windsor Castle (1921)
 Reino Unido
Proprietário Union-Castle Line
Fabricante John Brown & Company, Clydebank, Escócia
Lançamento 9 de março de 1921
Viagem inaugural abril de 1922
Porto de registro Liverpool, Inglaterra
Estado Naufragado
Destino Bombardeado e afundado por aviões alemães ao largo da costa de Argel, na Argélia em 23 de março de 1943.
Características gerais
Tonelagem • 18.967 t brutos registrados
• 19.141 após as reformas de 1937
Comprimento 201 m, aumentou para 209 m após as reformas de 1937
Velocidade Normal: 31 km/h (17 nós)
Máximo: 37 km/h (20 nós)

O RMS Windsor Castle foi um transatlântico britânico construído no estaleiro John Brown & Company (Clydebank, Escócia) entre 1916 e 1921 para a companhia de navegação Union-Castle Line. Sua construção, juntamente com a de seu navio irmão, o RMS Arundel Castle, foi adiada devido à eclosão da Primeira Guerra Mundial, sendo concluída em 1922.

História[editar | editar código-fonte]

Construção e design[editar | editar código-fonte]

Originalmente, o navio foi projetado para a Union-Castle Line em 1913, ela foi encomendada à Harland & Wolff, mas sua construção foi interrompida pela Primeira Guerra Mundial . A continuação da guerra até o final de 1918 levou a Harland & Wolff a subcontratar seu prédio para a John Brown & Company . O Windsor Castle não foi concluído até 1922. Os dois navios foram os únicos transatlânticos de quatro pilhas construídos e projetados para uma rota diferente da travessia transatlântica do Atlântico Norte. O navio tinha capacidade para 234 passageiros de primeira classe, 362 de segunda classe e 274 passageiros de terceira classe. O transatlântico tinha dois mastros e duas hélices e podia atingir uma velocidade máxima de 18 nós. Em sua reforma, ela recebeu um arco inclinado que a alongou de 661 ft (201 m), para 686 ft (209 m), e teve sua capacidade de passageiros reduzida de 870 para 604. Sua velocidade máxima foi aumentada para 20 kn (37 km/h; 23 mph), e sua tonelagem aumentou para 19.141 toneladas de registro bruto.

Carreira em transatlântico[editar | editar código-fonte]

O Windsor Castle partiu em sua viagem inaugural de Southampton à Cidade do Cabo em abril de 1922. Isso deu à Union-Castle Line os dois maiores navios nessa operação para fornecer um serviço alternado entre a Inglaterra e a África do Sul. E além do conforto, o navio também foi projetado pensando na segurança. O casco foi subdividido em doze compartimentos estanques e fundo duplo. Além disso, o Castelo de Windsor foi equipado com diversos botes salva-vidas, com espaço para a capacidade total de passageiros do navio. Logo após o quarto funil, o navio tinha um par de turcos de pórtico (como os transportados no HMHS Britannic) sozinho capaz de movimentar doze barcos.

Reforma da década de 1930[editar | editar código-fonte]

O Windsor Castle sendo visto após ser equipado com um arco mais inclinado e seus quatro funis reduzidos a dois.

Durante a década de 1930, o Castelo de Windsor e seu navio irmão passaram por várias reformas para modernizar sua aparência externa, o que, entre outros detalhes, reduziu seu número de chaminés de quatro para apenas duas, modernizou suas caldeiras e substituiu sua proa tradicional por uma nova de design mais estilizado, o que lhes permitiu aumentar ligeiramente seu comprimento. Também foram removidos os grandes turcos em forma de pórtico dos navios, capazes de transportar seis botes salva-vidas cada, que foram substituídos pelos turcos Welin, muito mais comuns, apresentados em navios como RMS Titanic.

Segunda Guerra Mundial e naufrágio[editar | editar código-fonte]

Requisitado e usado como navio de transporte de tropas durante a Segunda Guerra Mundial, o Castelo de Windsor foi afundado em 1943 depois de ser torpedeado por aviões alemães a 10 milhas (180 km) da costa de Argel, Argélia. No naufrágio, houve apenas uma vítima fatal, enquanto os sobreviventes da tragédia, 2699 soldados e 289 tripulantes, foram resgatados pelos contratorpedeiros HMS Whaddon, HMS Eggesford e HMS Douglas.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]