Recherches

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Recherches
Recherches
Recherches nº 1
Editor Félix Guattari (de 1965 a 1981), Liane Mozère (de 1981 a 1983)
Categoria ciências humanas
Fundação 1965
Primeira edição janeiro de 1966
Última edição abril de 1983
País França
Idioma Francês
ISSN 0486-1280
www.editions-recherches.com/revue3.php

A Recherches foi fundada em 1965 por Félix Guattari para unir por meio de uma revista, um lugar e um espaço de encontro, grupos militantes em diferentes ambientes de trabalho social: psiquiatras, psicanalistas e enfermeiras, professores e educadores especializados, arquitetos, médicos, pesquisadores, estudantes, etc., unidos em uma vasta rede chamada "FGERI" (Fédération des Groupes d'études et de recherches institutionnelles).

Histórico[editar | editar código-fonte]

A revista publicou a pesquisa de uma espécie de "cooperativa de pesquisadores" de uma rede que atuava em diferentes áreas sociais, o CERFI - Centre d'études, de recherches et de formation institutionnelles. O termo "institucional" refere-se à corrente de "psicoterapia institucional" criada durante a guerra por psiquiatras de vanguarda (François Tosquelles, Jean Oury), e na "pedagogia institucional" que dela deriva (Fernand Oury). Esses praticantes consideravam que o inconsciente freudiano não era uma noção reservada à psicologia de indivíduos capazes de fazer psicanálise, mas um fenômeno coletivo que atravessava todo o campo da sociedade e da história.[1]

Revista Recherches nº 7

Os pesquisadores de FGERI e CERFI foram em sua maioria atraídos pelo redemoinho de maio de 1968 e pelas mutações que se seguiram a ele na década de 1970. Os resultados da pesquisa foram publicados na revista Recherches, mas também em livros publicados pela Éditions Recherches entre 1977 e 1982. Durante este período, a distinção entre "livro" e "revista" é frequentemente transgredida: a palavra "revista" está frequentemente presente apenas para indicar pesquisa , escritos, curiosidades singulares em rizoma. Uma aventura editorial única, já que Éditions Recherches foi originalmente uma criação do coletivo que produziu a revista e não o contrário. O último número da revista foi publicado em 1983. Diversas ciências humanas e sociais estiveram envolvidas, embora o método compartilhado por todos os autores fosse transdisciplinar: sociologia, arquitetura, planejamento urbano, equipamentos comunitários, educação, primeira infância, psiquiatria, economia política, história.[2]

Desde 1983, Florence Pétry é responsável pela gestão de materiais do patrimônio da revista e pela direção editorial de Éditions Recherches.

Ex-diretores[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Voir Félix Guattari : « La transversalité », déjà publié en 1964 dans la Revue de psychothérapie institutionnelle, et republié dans son premier livre, Psychanalyse et transversalité (Paris, Maspero, 1972).
  2. [1], Voir François Fourquet, «Histoire du Cerfi et de Recherches», in Revue numéro 46 : L'accumulation du pouvoir et le désir d'État. Synthèse des recherches du Cerfi de 1970 à 1981.