Rio Orange

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Orange
OrangeRiver L7 11apr01.jpg

Mapa da bacia do Orange.

Orange watershed topo.png
Localização
Continente
Países
Coordenadas
Dimensões
Comprimento
2200 km
Hidrografia
Tipo
Bacia hidrográfica
Área da bacia
973 000 km2Visualizar e editar dados no Wikidata
Nascente
Afluente
principal
Lago no curso
Vanderkloof Dam (en)Visualizar e editar dados no Wikidata
Caudal médio
800 m3/sVisualizar e editar dados no Wikidata
Foz
História
Estatuto patrimonial
Ramsar site (en)Visualizar e editar dados no Wikidata

O rio Orange (africâner e neerlandês: Oranjerivier), é o maior rio da África do Sul.[1] Foi descoberto por indígenas, mas explorado cientificamente por europeus em 1760, e deve o seu nome ao coronel Robert Gordon, da Casa de Orange. Outra hipótese para a origem do seu nome, será devido à sua cor alaranjada, pouco comum, em oposição à do rio Vaal (em africâner cinzento, opaco, sem brilho). Sua nascente é localizada nas montanhas Drakensberg no Lesoto.

O Orange segue um percurso leste-oeste, num total de 2200 km, traçando a fronteira meridional da Província do Estado Livre. O seu percurso final constitui a fronteira África do Sul-Namíbia. Desagua no oceano Atlântico junto de Alexander Bay, a meio caminho entre Walvis Bay e a Cidade do Cabo.

O seu afluente mais destacado é o rio Vaal, que também nasce na cordilheira Drakensberg, a leste de Joanesburgo e define a fronteira entre o Transvaal e o Estado Livre, antes de se unir ao Orange a sudoeste de Kimberley. Depois da confluência com o Vaal, o Orange percorre terrenos áridos e selvagens do sul da região do Calaari e Namaqualândia. Durante os últimos 800 km recebe muitos riachos intermitentes e vários uádis. O volume de caudal reduz-se consideravelmente devido à evaporação. Na época das chuvas, o rio Orange converte-se numa imparável torrente.

Referências


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da África, integrado no Projeto África é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.