Rio Tinto (Gondomar)
Esta página cita fontes, mas estas não cobrem todo o conteúdo. (Dezembro de 2021) |
| ||||
---|---|---|---|---|
Freguesia | ||||
Igreja Matriz de Rio Tinto | ||||
Gentílico | Riotintense | |||
Localização | ||||
Localização no município de Gondomar | ||||
Localização de Rio Tinto em Portugal | ||||
Coordenadas | ||||
Município | ![]() | |||
História | ||||
Fundação | 1867 | |||
Administração | ||||
Tipo | Junta de freguesia | |||
Presidente | Nuno Filipe Brito da Fonseca (PS) | |||
Características geográficas | ||||
Área total | 9,58 km² | |||
População total (2021) | 51 086 hab. | |||
Densidade | 5 332,6 hab./km² | |||
Código postal | 4435 Rio Tinto | |||
Outras informações | ||||
Orago | São Cristóvão (fim-de-semana seguinte a 11 de Julho) | |||
Sítio | www.jf-riotinto.pt |
Rio Tinto é uma cidade portuguesa pertencente ao município de Gondomar, distrito do Porto, Área Metropolitana do Porto e Região do Norte.
Rio Tinto foi elevada à categoria de cidade em 21 de Junho de 1995,[1] onze anos depois de ter sido elevada a vila. A cidade com 64 815 habitantes está implantada em duas freguesias, na freguesia de Rio Tinto com 9,57 km² de área e 50 713 habitantes (censo de 2011) e na freguesia de Baguim do Monte com 5,46 km² de área e 14 102 habitantes (2011).
População[editar | editar código-fonte]
População da freguesia de Rio Tinto [2] | |||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1864 | 1878 | 1890 | 1900 | 1911 | 1920 | 1930 | 1940 | 1950 | 1960 | 1970 | 1981 | 1991 | 2001 | 2011 | |
4 785 | 5 483 | 7 569 | 7 890 | 9 702 | 11 105 | 14 228 | 18 738 | 22 269 | 27 100 | 36 895 | 47 616 | 40 907 | 47 695 | 50 713 | 51 086 |
Distribuição da População por Grupos Etários | |||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Ano | 0-14 Anos | 15-24 Anos | 25-64 Anos | > 65 Anos | 0-14 Anos | 15-24 Anos | 25-64 Anos | > 65 Anos | |
2001 | 7 717 | 6 559 | 27 694 | 5 725 | 16,2% | 13,8% | 58,1% | 12,0% | |
2011 | 7 599 | 5 391 | 29 684 | 8 039 | 15,0% | 10,6% | 58,5% | 15,9% |
Com lugares desta freguesia foi criada pela Lei nº 229/85, de 4 de Outubro, a freguesia de Baguim do Monte

História[editar | editar código-fonte]
Rio Tinto tem o seu nome ligado ao rio que a atravessa, havendo mesmo uma lenda que explica o seu topónimo, remontando ao século IX e à sangrenta batalha que opôs as forças combinadas de Hermenegildo Guterres e Ordonho II contra o poderoso exército de Abderramão II.

A povoação de Rio Tinto é anterior à criação do reino de Portugal. O lugar pertencia ao antigo julgado da Maia, e identificava-se pela existência de um antigo convento de Agostinhas, actual Quinta das Freiras, fundado em 1062. D. Afonso Henriques, após a criação do reino de Portugal, protegeu-o e deu-lhe foro de couto a 20 de Maio de 1141, um foro que os posteriores monarcas foram renovando. Este couto englobava as aldeias de Vila Cova, Ranha, Rebordãos, Quintã, Triana, Portela, Areosa, Pinheiro, Gesta, Brasoleiro, Forno, Santegãos, Carreiros, Medancelhe, Casal, Lourinha, Sevilhães, Perlinhas, Ferraria, Vendas Velhas, Vendas Novas, Cavada nova, São Sebastão, Vale de Flores, Soutelo, Mendalho, Amial e Mosteiro. Em 1801 tinha 2 675 habitantes.
Do mosteiro que caracterizava e dava importância ao couto de Rio Tinto nada resta actualmente. Sabe-se, porém, que foi extinto a 6 de Janeiro de 1535, ficando com os seus privilégios o mosteiro beneditino de Avé Maria no Porto.
Pertenceu ao extinto concelho de Aguiar de Sousa. Em 26 de Julho de 1867, através de um decreto, deu-se a criação do concelho de Rio Tinto. Dele faziam parte sete paróquias civis: Águas Santas, Covêlo, Gondomar, São Pedro da Cova, Rio Tinto, Valbom e Valongo. Este concelho existiu até 14 de Janeiro de 1868. Em 28 de Junho de 1984 voltou a ser vila e desde 1995 cidade, agora com duas freguesias - Rio Tinto e Baguim do Monte.[3]
Brasão[editar | editar código-fonte]
Fundo azul com uma espada espetada no Rio, Tinto do sangue (lenda que atribui o nome da localidade à batalha entre cristãos e mouros). À direita da espada, encontram-se 2 espigas (milho e trigo) e, à sua esquerda, uma roda dentada, que lembra a actividade agrícola de outrora, e a segunda que simboliza a indústria que se foi desenvolvendo a partir do início deste século.
Património[editar | editar código-fonte]
- Antigo lugar do Mosteiro
- Capela de Nossa Senhora da Conçeição
- Capela de Nossa Senhora da Lapa (Rio Tinto)
- Capela de Nosso Senhor dos Aflitos (na Triana e em Rebordãos)
- Capela de Nossa Senhora do Amparo
- Capela de Nosso Senhor do Calvário
- Capela de Nossa Senhora da Ponte
- Capela do Mártir São Sebastião (Rio Tinto)
- Capela de São Joaquim (da Obra ABC)
- Centro Cultural Amália Rodrigues
- Cripta (ou Igreja de Santa Maria de Rio Tinto) junto à Igreja Matriz
- Cruzeiro junto à Igreja Matriz
- Estação de Rio Tinto
- Igreja Matriz de Rio Tinto
- Igreja de Santo António de Corim
- Pelourinho
- Piscinas Municipais
- Prédio da Junta de Freguesia
- Quinta de Campaínha
- Quinta das Freiras
- Quinta do Perdigão (também belo exemplar da quinta dos imigrantes brasileiros do século XIX)
- Quinta do Sá (típica e bela quinta dos imigrantes no Brasil do século XIX)
Feiras, Festas e Romarias[editar | editar código-fonte]
- São Sebastião, na sua Capela (dia 20 de Janeiro e fim de semana seguinte)
- Nossa Senhora da Ponte, na Capela que lhe é dedicada. É uma celebração com cariz apenas religioso, sendo a Missa Solene no último sábado de Abril.
- Santo António do Corim, Igreja Paroquial do Corim (dia 13 de Junho e fim de semana seguinte)
- São Bento das Pêras e São Cristóvão, na Igreja Matriz (inicia-se no fim de semana anterior a dia 11 de Julho, que é o dia de São Bento, e dura até ao fim de semana seguinte, dia da Procissão e do padroeiro São Cristóvão)
- Nosso Senhor dos Aflitos, na Triana (primeiro fim de semana de Agosto)
- Além destas festas com carácter mais popular realizam-se numerosas Procissões como a do Senhor Morto ou Procissão Santa, na Sexta-Feira Santa de cada ano. É também de destacar as Procissões de velas como a do dia 12 de Maio na Igreja Matriz, no último sábado de Maio na Capela de Nossa Senhora da Ponte e dia 31 de Maio na Capela de São Joaquim e Rebordãos.
- Feira Semanal ao Sábado, junto à Quinta das Freiras
- Mercado - Mercado da Areosa, de Segunda a Sábado
Metro[editar | editar código-fonte]

Esta freguesia é dotada de uma estação homónima da rede do Metro do Porto. O metro passa por 4 estações de Rio Tinto (Levada, Rio Tinto ,Campainha e Carreira).
Famosos da Freguesia[editar | editar código-fonte]
Fábio Silva, Jogador de futebol
Pedro Barbosa , jogador de futebol
Marco Martins, presidente da Câmara de Gondomar
Fernando Rocha, Comediante nascido em Rio Tinto atualmente vive em Baguim do Monte.
Transportes[editar | editar código-fonte]
A Freguesia está servida por vários autocarros principalmente da STCP e da Gondomarense , pelas Linhas:
STCP
205,305,400,700,701,800,801,803,804,805,806,7M,8M e 9M
Gondomarense
12,27,33,34,55,68, 69 e 70
VALPIBus
94
Maré
106,111
Instituições[editar | editar código-fonte]
- Clube Atlético de Rio Tinto
- Escola Secundária de Rio Tinto
- «Escola E.B. 2,3 de Rio Tinto»
- Sport Clube Rio Tinto
- Grupo Dramático e Beneficente de Rio Tinto
- Banda Musical de Rio Tinto
Referências
- ↑ Diário da República n.º 200/1995, Série I-A de 1995-08-30
- ↑ Instituto Nacional de Estatística (Recenseamentos Gerais da População) - https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_publicacoes
- ↑ «Paróquia de Rio Tinto». Arquivo Distrital do Porto. Consultado em 19 de julho de 2019
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
- «Movimento em Defesa do Rio Tinto». - Sítio do movimento em defesa do rio Tinto.