Rio Três Forquilhas
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Fevereiro de 2017) |
Rio Três Forquilhas | |
---|---|
Rio Três Forquilhas em Itati | |
Nascente | São Francisco de Paula |
Altitude da nascente | 1060 m |
Foz | O rio desagua na lagoa Itapeva |
Afluentes principais |
Os afluentes do rio Três Forquilhas, a partir da foz são:
Arroio Laranjeiras |
País(es) | Brasil |
O rio Três Forquilhas é um curso de água que deságua na Lagoa Itapeva na Bacia hidrográfica do rio Tramandaí, estado do Rio Grande do Sul.[1][2]
A origem do nome se dá pelo desenho do rio que logo a partir da foz recebe três afluentes formando três forquilhas, ou sejam, o arroio Laranjeiras, arroio Três Pinheiros e o arroio da Colônia.
O trecho do rio Três Forquilhas onde há uma barragem serve de ligação entre os municípios de Terra e Três Forquilhas é chamado popularmente de Rio Depósito.[1]
O arroio da Colônia foi o referencial ou marco colocado pelo coronel Francisco de Paula Soares, administrador da Colonização de Torres, quando decidiu estabelecer os colonos alemães protestantes neste vale. Falava-se que a Colônia de Três Forquilhas tinha início na terceira forquilha, ou então, a partir do arroio da Colônia.
O rio Três Forquilhas só é navegavel até a primeira forquilha, junto ao arroio Laranjeiras. Por este motivo, no início da colonização, a partir de 1826 as embarcações que vinham de Torres não entravam pela foz do rio Três Forquilhas porém, iam até o Ancoradouro dos Alemães, nas barrancas da lagoa Itapeva, local onde hoje é a cidade de Terra de Areia. Daquele ancoradouro, os produtos iam ou vinham através do transporte por meio de carretas de bois.
O motivo é que do arroio Laranjeiras até a sede da Colônia o rio Três Forquilhas tem um percurso de aproximadamente dez quilômetros, repleto de corredeiras, sem possibilidades para a navegação.
Portanto, o primeiro ancoradouro para carregar ou descarregar os produtos, destinados à Colônia de Três Forquilhas, não foi estabelecido junto ao rio Três Forquilhas, porém no Depósito dos Alemães, na lagoa Itapeva, onde hoje temos o município de Terra de Areia.
As encomendas eram transportadas com carretas de boi, através de uma estrada com um percurso de 12 quilômetros, até a sde da Colônia de Três Forquilhas que se situava na localidade onde hoje temos a sede de Itati.
Mais tarde, logo após o término da Guerra dos Farrapos, embarcações começaram a entrar pela foz do rio Três Forquilhas. O pastor Karl Leopold Voges estabeleceu um porto interno, às margens do rio Três Forquilhas e, então, dali os produtos eram conduzidos com carretas até as propriedades de comerciantes e colonos alemães.
A área da atual sede do município de Três Forquilhas era mato fechado e não existiam moradias. Os colonos alemães não tiveram acesso a essa área para a compra de propriedades pois a área pertencia a fazendeiros luso-brasileiros. A área onde hoje se situa a sede do município de Três Forquilhas não foi colonizada em 1826. Somente 50 anos depois da entrada dos primeiros colonos, ali foram sendo adquiridos lotes para a instalação de pequenas propriedades agrícolas. Já bem mais tarde, Jacob Voges – filho caçula do pastor Voges - em sociedade com Cristóvão Justin e Philipp Mittmann estabeleceram o ancoradouro junto ao arroio Laranjeiras, afluente do rio Três Forquilhas, ali fazendo construções e edificações, para o porto e depósitos.
Essas edificações, quando da morte de Jacob Voges, em 1884, foram adquiridas pela Empresa de Navegação Diehl e Dreher, vindos de São Leopoldo.
Finalmente surgiu o nome de Porto Alágio que somente foi dado bem mais tarde, após 1900, quando o italiano Carlos Alágio já vivia há alguns anos naquela localidade e passou a assumir o ramo de comércio, navegação e administração portuária local.
Unidades de Conservação na Bacia
[editar | editar código-fonte]A bacia está localizada na Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e contribui com a preservação desta paisagem por meio de três unidades de conservação:[1]
- Reserva Biológica Estadual Mata Paludosa, criada em 1998 pelo decreto estadual 38.972/98;
- Área de Proteção Ambiental Rota do Sol, criada em 1997 pelo decreto estadual 37.346/97;
- Estação Ecológica Estadual Aratinga, criada em 1997 pelo decreto estadual 37.345/97.
Ver também
[editar | editar código-fonte]Referências
- ↑ a b c Trisch, Luiza Martins (2022). Paisagens de referência do Vale do Rio Três Forquilhas (Dissertação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Campus Litoral Norte. Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Regionais e Desenvolvimento. Consultado em 7 de março de 2024
- ↑ «L010 - Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí». Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura. 18 de outubro de 2017. Consultado em 7 de março de 2024
Bibliografia
[editar | editar código-fonte]- MÜLLER, Elio Eugenio. De Pés e a Ferros:os primórdios da colonização no vale do rio Três Forquilhas, 1826 e 1827. São Paulo, AVBL:2009.
- MÜLLER, Elio Eugenio. Face Morena. Paulo, AVBL:2011.