Rivne

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rivne
Coat of arms Rivne.svgFlag of Rivne.svg
Логотип міста Рівне.svg
Рівне.Костел..jpg
Geografia
País
Oblasts
Capital de
Reichskommissariat Ukraine
Rivne Raion (d)
Oblast de Rivne
Rivne Raion (en)
Área
63 km2
Altitude
136 m
Coordenadas
Riwne-Ukraine-Map.png
Demografia
População
245 289 hab. ()
Densidade
3 893,5 hab./km2 ()
Funcionamento
Estatuto
cidade de importância regional da Ucrânia (en)
Presidente
Vladimir Khomko (d)
Geminações
História
Fundação
identidade
Língua oficial
Brasão
Bandeira
flag of Rivne (d)
Identificadores
Código postal
33000–33499
Prefixo telefônico
0362
Website

Rivne (em ucraniano: Рівне; em russo: Ровно, transl. Rovno; em polaco: Równe; em alemão: Rowno) é uma cidade no noroeste da Ucrânia. É o centro administrativo do Óblast de Rivne. Foi criada em 1283. A população estimada (2005) é de 247 870 habitantes.

Entre a Primeira e Segunda Guerra Mundial, a cidade era localizada na Polônia como uma sede em nível de distrito na Voivodia da Volínia. No início da Segunda Guerra, Rivne foi ocupada pelo Exército Vermelho e recebeu seu status atual ao se tornar uma sede do governo regional do Oblast de Rivne, que foi criado a partir da porção oriental da voivodia. Durante a ocupação alemã entre 1941 e 1944, a cidade foi designada como capital da Ucrânia alemã (Reichskommissariat Ukraine).

Rivne é um importante centro industrial, científico, educacional e cultural da Ucrânia.

História[editar | editar código-fonte]

Rivne foi mencionada pela primeira vez em 1283 como um dos lugares inabitados da Galícia-Volínia. A partir da segunda metade do século XIV, estava sob comando do Grão-Ducado da Lituânia e em 1569 da Comunidade Polaco-Lituana. Em 1492, foi concedido à cidade o Direto de Magdeburg. Após a Segunda Partição da Polônia em 1793, Rivne tornou-se parte do Império Russo, e em 1797 foi declarada como uma cidade regional da Governação da Volínia.

Nova Catedral em Rivne

Durante a Primeira Guerra Mundial, estava sob forças alemãs, ucranianas, bolcheviques e polonesas. Entre abril e maio de 1919, Rivne serviu como a capital temporária da República Popular da Ucrânia. No final do conflito, de acordo com o Tratado de Paz de Riga de 1921, a cidade tornou-se parte da Voivodia polonesa de Volínia, que duraria até a Segunda Guerra Mundial.

Em 1939, como resultado do Pacto Molotov-Ribbentrop e da partição da Polônia, Rivne foi ocupada pela União Soviética. A partir de dezembro do mesmo ano, Rivne tornou-se o centro da recém-criada Oblast de Rivne, dentro da Ucrânia soviética.

Em 28 de junho de 1941, Rivne foi capturada pela Alemanha Nazista, que mais tarde estabeleceu a cidade como o centro administrativo de Reichskommissariat Ukraine. Na época, cerca da metade dos habitantes de Rivne eram judeus; desses, 23 mil foram levados a um pinhal em Sosenki e mortos entre 6 e 8 de novembro. No mesmo período, o ator alemão Olaf Bach foi levado para a cidade para se apresentar para as forças alemãs, para dar moral e apoiar as tropas. Ele permaneceu em Rivne de 8 a 13 de novembro. Foi criado um gueto para os 5 mil judeus restantes na cidade.

Em 2 de fevereiro de 1944, a cidade foi libertada pelo Exército Vermelho na Batalha de Rovno, e permaneceu parte da Ucrânia soviética até a queda da União Soviética em 1991.

Em 11 de junho de 1991, o parlamento ucraniano oficialmente adotou o nome de Rivne para a cidade que era conhecida como Rovno.[1]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Pessoas[editar | editar código-fonte]

  • Iaroslav Alexandrovich Yeudoqiumov - (Em ucraniano Ярослав Олександрович Євдокимов) - vocais, (barítono).Nasceu no dia 22 de Novembro no ano 1946 na cidade Rivne[2] (Ucrânia Ocidental).

Galeria de imagens[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Ucrânia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.