Rivne

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Rivne no mapa da Ucrânia

Rivne (em ucraniano: Рівне; em russo: Ровно; em polaco: Równe; em alemão: Rowno) é uma cidade no noroeste da Ucrânia. É o centro administrativo do Óblast de Rivne. Foi criada em 1283. A população estimada (2005) é de 247 870 habitantes.

Rivne é um importante centro industrial, científico, educacional e cultural da Ucrânia.

História[editar | editar código-fonte]

Rivne foi mencionada pela primeira vez em 1283 como um dos lugares inabitados da Galícia-Volínia. A partir da segunda metade do século XIV, estava sob comando do Grão-Ducado da Lituânia e em 1569 da Comunidade Polaco-Lituana. Em 1492, foi concedido à cidade o Direto de Magdeburg. Após a Segunda Partição da Polônia em 1793, Rivne tornou-se parte do Império Russo, e em 1797 foi declarada como uma cidade regional da Governação da Volínia.

Nova Catedral em Rivne

Durante a Primeira Guerra Mundial, estava sob forças alemãs, ucranianas, bolcheviques e polonesas. Entre abril e maio de 1919, Rivne serviu como a capital temporária da República Popular da Ucrânia. No final do conflito, de acordo com o Tratado de Paz de Riga de 1921, a cidade tornou-se parte da Voivodia polonesa de Volínia, que duraria até a Segunda Guerra Mundial.

Em 1939, como resultado do Pacto Molotov-Ribbentrop e da partição da Polônia, Rivne foi ocupada pela União Soviética. A partir de dezembro do mesmo ano, Rivne tornou-se o centro da recém-criada Oblast de Rivne, dentro da Ucrânia soviética.

Em 28 de junho de 1941, Rivne foi capturada pela Alemanha Nazista, que mais tarde estabeleceu a cidade como o centro administrativo de Reichskommissariat Ukraine. Na época, cerca da metade dos habitantes de Rivne eram judeus; desses, 23 mil foram levados a um pinhal em Sosenki e mortos entre 6 e 8 de novembro. No mesmo período, o ator alemão Olaf Bach foi levado para a cidade para se apresentar para as forças alemãs, para dar moral e apoiar as tropas. Ele permaneceu em Rivne de 8 a 13 de novembro. Foi criado um gueto para os 5 mil judeus restantes na cidade.

Em 2 de fevereiro de 1944, a cidade foi libertada pelo Exército Vermelho na Batalha de Rovno, e permaneceu parte da Ucrânia soviética até a queda da União Soviética em 1991.

Em 11 de junho de 1991, o parlamento ucraniano oficialmente adotou o nome de Rivne para a cidade que era conhecida como Rovno.[1]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Pessoas[editar | editar código-fonte]

  • Iaroslav Alexandrovich Yeudoqiumov - (Em ucraniano Ярослав Олександрович Євдокимов) - vocais, (barítono).Nasceu no dia 22 de Novembro no ano 1946 na cidade Rivne[2] (Ucrânia Ocidental).

Galeria de imagens[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Ucrânia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.