Rock 'n' Roll (álbum de Motörhead)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rock 'N' Roll
Álbum de estúdio de Motörhead
Lançamento 5 de setembro de 1987
Gravação 1987
Master Rock Studios
Redwood, Londres, Reino Unido
Gênero(s) Rock 'n' roll, Heavy metal
Duração 33:56 (original)
45:31 (relançamento)
Gravadora(s) GWR
Produção Motörhead e Guy Bidmead
Cronologia de Motörhead
Orgasmatron
(1986)
Nö Sleep at All
(1988)

Rock 'N' Roll é o oitavo álbum da banda britânica Motörhead, e a primeira gravação com a formação mais tradicional do grupo, o quarteto composto por Lemmy, Philthy Animal, Würzel e Phil Campbell, que durou de 1987 a 1992. Alcançando apenas a 34ª posição nas paradas do Reino Unido, teve a pior performance de todos os principais trabalhos da banda.

A canção "Eat the Rich" foi composta para o filme homônimo do comediante Peter Richardson, lançado em 1987, e que tinha o elenco de The Comic Strip, além do próprio Lemmy numa participação especial como "Spider." Um sermão falso feito por Michael Palin aparece no fim da canção "Stone Deaf In The USA", que encerrava um dos lados do álbum em suas edições em vinil e cassete.

Um dos estúdios utilizados na gravação do álbum foi o Redwood, em Londres, cujo co-proprietário era Michael Palin. O engenheiro de som que ajudou a banda havia trabalhado em todos os álbuns do Monty Python, grupo de humor a qual Palin pertenceu, e mostrou à banda diversas faixas que nunca haviam sido gravadas pelos Pythons. Palin foi chamado para gravar sua participação e apareceu vestido com um uniforme de jogador de cricket da década de 1940 - com um suéter de gola V e seu cabelo penteado todo para um lado. Lemmy se lembra de Palin entrando no estúdio e perguntando, "Olá, que tipo de coisa faremos agora, então?", e ter-lhe respondido, "Bem, você sabe em The Meaning of Life, tinha esse discurso que começava com "Oh, Senhor -". Ao que Palin respondeu "Ah! Me dê uma catedral", e começou a gravar o seu discurso ("Oh Lord, look down upon these people from Motörhead").

Na opinião de Lemmy Rock 'n' Roll tinha grandes músicas, como "Dogs", "Boogeyman" e "Traitor", que eles tocaram "por anos", porém no geral parecia não funcionar.[1]

O artista responsável pela parte gráfica do álbum, Joe Petagno, teve outras ideias para a sua capa:

Tive esta grande ideia e ninguém queria me ouvir. A capa original de Rock 'n' Roll estava de determinada maneira. Eu disse, "Veja, a língua vai para cima. Esta coisa está levantando... ela deveria estar indo como um foguete. Então é como uma bomba, algum tipo de projétil. Quando terminei, eles disseram, "Não podemos fazer isso subir, não faz sentido algum". Então ela ficou indo para baixo. Não pude convencê-los. Esta porra de banda... (risos)[2]

Rock 'n' Roll renovou as esperanças comerciais da banda nos Estados Unidos, e Lemmy e o resto do grupo se mudaram para Los Angeles. Os fãs americanos pareciam mais dispostos a ver a banda tocar ao vivo e comprar seus álbuns, enquanto os britânicos pareciam ter perdido o interesse pela banda.

Críticas profissionais
Avaliações da crítica
Fonte Avaliação
allmusic 2 de 5 estrelas. [3]
Robert Christgau (A-) [4]
Esta tabela precisa de ser acompanhada por texto em prosa. Consulte o guia.

Faixas[editar | editar código-fonte]

Todas as faixas foram compostas por Würzel, Campbell, Taylor e Lemmy.

  1. "Rock 'n' Roll" – 3:49
  2. "Eat the Rich" – 4:34
  3. "Blackheart" – 4:03
  4. "Stone Deaf in the U.S.A." – 3:40
  5. "The Wolf" – 3:28
  6. "Traitor" – 3:17
  7. "Dogs" – 3:48
  8. "All for You" – 4:10
  9. "Boogeyman" – 3:07

Créditos[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Kilmister, Ian and Garza, Janiss White Line Fever (2002) — Simon & Schuster pp. 203—204. ISBN 0-684-85868-1.
  2. "I had this great idea and nobody wanted to listen to me. The original Rock 'n' Roll sleeve was supposed to be going up. I said, "Look, the tongue goes up. This thing is lifting off... it was supposed to be rocketing. So it was like a bomb. A projectile of some sort. When I finished it, they said, "We can't have it going up, it doesn't make any sense". So it's coming down. Couldn't convince them. This fucking band..."(laughs). About Joe Petagno - entrevista com Petagno, DVD bônus com a edição especial do 30º aniversário de Inferno SPV69748.
  3. Avaliação no allmusic
  4. Avaliação de Robert Christgau

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um álbum de Motörhead é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.