Ronice Müller de Quadros

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ronice Müller
Nome completo Ronice Müller de Quadros
Nascimento 5 de maio de 1969
Porto Alegre, RS
Nacionalidade brasileira
Alma mater Universidade Federal de Santa Catarina
Ocupação professora
linguista
pesquisadora
Empregador(a) Universidade Federal de Santa Catarina
Principais interesses Linguística
Libras
Bilinguismo Bimodal

Ronice Müller de Quadros (Porto Alegre, 5 de Maio de 1969), é uma linguista e pedagoga brasileira conhecida por seus trabalhos sobre a Língua Brasileira de Sinais, tratando especialmente de sua aquisição e do bilinguismo bimodal.[1][2] É mestre e doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e pós-doutora pela Universidade de Harvard. Desde 2002, é professora da Universidade Federal de Santa Catarina, onde criou o Grupo de Estudos Surdos, consolidou o Núcleo de Aquisição de Línguas de Sinais e Corpus da Libras.[3][4]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Ronice Quadros nasceu em uma família com pessoas surdas, é CODA (Child of Deaf Adults), em português, Filho de Pais Surdos e conviveu na comunidade surda. Ronice estudou em escolas particulares e públicas que desenvolveram a vontade de contribuir para um mundo melhor. Fez magistério, no Colégio Sévigné, em Porto Alegre (1985-1988) foi onde tudo começou a tomar forma. É professora que sempre teve como o objetivo trabalhar com a formação. No nível universitário, estabeleceu como objetivo trabalhar com a formação de professores, tradutores e intérpretes de língua de sinais. Ronice começou o curso de Pedagogia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1989, curso que conclui na Universidade de Caxias do Sul, em 1992. Ronice fez a disciplina de Aquisição da Linguagem com ela, no curso de Letras, o que despertou o meu interesse pela Linguística. Enquanto cursou a Pedagogia, foi professora na Escola Municipal Helen Keller, uma escola de surdos, em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. Nesta escola, iniciou professora de educação de jovens e adultos, uma turma de EJA, noturno.

No 2005, primeiro curso Letras Libras na Universidade do Brasil[editar | editar código-fonte]

Em paralelo a isso, Ronice começou a discutir com a própria UFSC, possibilidades de estabelecer a formação de professores de Libras. Foram realizadas reuniões com a presença de representantes da FENEIS, na época, Marcelo Pizzio e Fábio Silva, e a colaboração do Prof. Vilmar Silva, do Instituto Federal de Santa Catarina. A partir destes encontros com a equipe de educação a distância da UFSC, começamos a lapidar uma proposta. Foram consultados vários currículos de formação de professores de língua de sinais do mundo inteiro, entre eles, o da Universidade Gallaudet, nos Estados Unidos, da Suécia e da Espanha. Chegam a conclusão que a formação precisava ser em nível de graduação para formar os instrutores de Libras em professores de Libras. Foi elaborado o processo de graduação em Letras Libras, que inicialmente foi chamado Letras Libras Língua Portuguesa, propondo-se uma graduação bilíngue. O processo foi avaliado pelo Centro de Comunicação e Expressão (CCE), que solicitou alguns ajustes, entre eles, a formação em Letras licenciatura única (ou seja, uma língua só), seguindo o padrão dos cursos de graduação em Letras da UFSC. Seguindo estas recomendações, fizemos os ajustes e aprovamos o Curso de Letras Libras, licenciatura única, em 2005 em todas as instâncias da universidade e pela primeira vez no país.

Bibliografia selecionada[editar | editar código-fonte]

  • Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
  • Phrase structure of Brazilian Sign language. 1999. Tese (Doutorado) - PUCRS. Porto Alegre, 1999.
  • Língua de Sinais Brasileira: Estudos Lingüísticos. Porto Alegre: Artes Médicas, 2004. Com Lodenir Becker Karnopp.
  • O tradutor e intérprete de língua brasileira de sinais e língua portuguesa. Brasília: MEC - Programa Nacional de Apoio à Educação de Surdos, 2004.
  • Idéias para ensinar português para alunos surdos. Porto Alegre: Palotti - MEC, 2006. Com Magali L. P. Schmiedt.

Referências

  1. «Entrevista com Ronice Müller de Quadros». PorSinal. 23 de fevereiro de 2012. Consultado em 1 de janeiro de 2020 
  2. «Estudos de línguas de sinais: uma entrevista com Ronice Müller de Quadros» (PDF). ReVEL. 20 (19). 2012. Consultado em 1 de janeiro de 2020 
  3. «Biografia». Ronice Müller de Quadros - UFSC. Consultado em 1 de janeiro de 2020 
  4. «Ronice Müller de Quadros». CNPq. Consultado em 1 de janeiro de 2020