Ruth Wilson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde janeiro de 2015).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ruth Wilson
Nome completo Ruth Wilson
Nascimento 13 de janeiro de 1982 (35 anos)
Ashford, Inglaterra
Nacionalidade Reino Unido britânica
Ocupação atriz
Globos de Ouro
Globo de Ouro de Melhor Atriz numa Série Dramática por The Affair (2015)
IMDb: (inglês)

Ruth Wilson (Ashford, 13 de janeiro de 1982), é uma atriz inglesa. É conhecida pelos seus papéis de Alice Morgan na série Luther do BBC e de Alison Bailley em The Affair, transmitida pelo canal norte-americano Showtime. Entrou ainda em filmes como Anna Karenina, The Lone Ranger e Saving Mr. Banks com papéis secundários.

Para além do Globo de Ouro de Melhor Atriz Numa Série Dramática, Ruth Wilson já venceu dois prémios Olivier pelo seu trabalho no teatro[1].

Primeiros anos[editar | editar código-fonte]

Ruth Wilson nasceu em Ashford, no Surrey. A sua mãe, Mary, é funcionária de reinserção social e o seu pai, Nigel, é banqueiro[2]. Ela tem três irmãos mais velhos e é neta do escritor e agente do MI6 Alexander Wilson e da sua terceira mulher, Alison (McKelvie)[3]. Ruth cresceu em Shepperton, no Surrey e é católica. Frequentou a Notre Dame School, uma escola católica privada exclusivamente feminina e fez o ensino secundário na Esher College[4]. Quando era adolescente, Ruth trabalhou como modelo e estudou História na Universidade de Nottingham, tendo terminado o curso em 2003. Na universidade Ruth juntou-se ao grupo de teatro New Theatre. Em julho de 2005 terminou um curso de teatro de 2 anos na London Academy of Music and Dramatic Art[5]. Quando terminou os estudos foi uma das fundadoras da empresa Hush Productions.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Ruth Wilson teve a sua estreia profissional no teatro com a peça Good no Sound Theatre em 2005. O seu primeiro papel na televisão surgiu em 2006 na série de comédia satírica Suburban Shootout onde contracenou com Anna Chancellor e Tom Hiddleston. A série, que segue a história de um casal que se muda para uma vila aparentemente pacífica e descobre que, afinal, existem dois gangs rivais de donas de casa, foi transmitida pelo Channel Five no Reino Unido e pelo Oxygen nos Estados Unidos e teve duas temporadas. Ruth faz o papel de Jewel Diamond, uma adolescente com um desejo sexual insaciável que sonha em ser atriz, apesar da sua falta de aptidão para tal.

Em 2006 protagonizou a mini-série Jane Eyre, uma adaptação da BBC do romance homónimo de Charlotte Brontë. O papel valeu-lhe nomeações para os BAFTA TV Awards, os Globos de Ouro e os Satellite Awards na categoria de Melhor Atriz numa Mini-Série ou Tele-Filme.

Em 2007, Ruth participou num episódio da série Agatha Christie's Marple e em dois tele-filmes: Capturing Mary de Stephen Poliakoff e A Real Summer. No mesmo ano participou na peça Philistines no papel de Tanya no National Theatre.

Em 2009 fez a sua estreia na televisão norte-americana com a mini-série The Prisioner, baseada numa série da década de 1960 com o mesmo nome, transmitida pelo AMC numa co-produção com o britânico ITV. Ruth foi uma das protagonistas da mini-série no papel de 313 / Sarah e contracenou com Ian McKellen e Jim Caviezel. No mesmo ano protagonizou o tele-filme Long Island, uma produção da BBC baseada no romance homónimo de Andrea Levy que segue a história de quatro imigrantes jamaicanos que vão viver para o Reino Unido durante e após a Segunda Guerra Mundial. Benedict Cumberbatch também participa no tele-filme no papel de marido de Queenie, a personagem de Ruth.

Em maio de 2010 estreou a série Luther, protagonizada por Idris Elba. Ruth Wilson participa em todos os episódios das três temporadas da série no papel de Alice Morgan, uma cientista genial e psicopata. Durante a primeira temporada, Luther é incapaz de provar que Alice matou os seus próprios pais, apesar de saber que ela é a culpada. Durante o resto da série ela torna-se sua confidente e ajuda-o a compreender os motivos de outros criminosos. Em setembro de 2012, o criador da série, Neil Cross, anunciou que havia planos para criar um spin-off que se centraria na personagem de Ruth Wilson. Na altura a única dúvida que tinha era se este spin-off seria uma mini-série única ou com várias temporadas.

Com o seu papel em Luther, Ruth Wilson ganhou alguma notoriedade e, a partir de 2012 começou a participar em mais filmes. Em 2012 teve uma pequena participação em Anna Karenina do realizador Joe Wright com o papel da Princesa Betsy. Em 2013 fez o papel de Rebecca Reid, a cunhada de John Reid/Lone Ranger em The Lone Ranger. No mesmo ano fez o papel de Margaret Goff, a mãe da escritora P.L. Travers, nas cenas do passado de Saving Mr. Banks. Em 2014 fez a voz de Katrina em Locke, protagonizado por Tom Hardy.

No final de 2014 estreou a série The Affair, protagonizada por Ruth Wilson e Dominic West, no canal Showtime. Na série, Ruth faz o papel de Alison Bailey, uma empregada de mesa que vive numa vila costeira de Long Island e que está a tentar sobreviver após a morte do filho de quatro anos quando conhece e tem um caso extra-conjugal com um professor casado e com quatro filhos de Nova Iorque. A série valeu-lhe o Globo de Ouro de Melhor Atriz numa Série Dramática.

Ruth Wilson tem ainda alguns trabalhos de destaque no teatro, incluindo A Streetcar Named Desire, onde interpretou a personagem de Stella, e Anna Christie, onde interpretou a personagem que dá nome à peça, ambas no Donmar Theatre em Londres e Through a Glass Darkly no Almeida Theare no West End de Londres.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Filmes[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Notas
2007 Get Off My Land Woman Curta metragem
2007 Capturing Mary Young Mary Telefilme
2007 A Real Summer Mary/Geraldine, BBC Telefilme
2008 The Doctor Who Hears Voices Ruth Telefilme
2009 Small Island Queenie Telefilme
2012 Anna Karenina Princesa Betsy
2013 The Lone Ranger Rebecca Reid
2013 Saving Mr. Banks Margaret Goff
2014 Locke Katrina (voz)
2015 Suite Française Madeleine
2016 I Am the Pretty Thing That Lives in the House Lily
2017 How to Talk to Girls at Parties PT Stella
2017 Dark River Alice
2018 The Little Stranger Caroline Ayres

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Notas
2003 Time Commanders Ela própria Episódio: "Pharsalus". Programa britânico que recria batalhas famosas
2006 Jane Eyre Jane Eyre 4 episódios
2006–2007 Suburban Shootout Jewel Diamond 10 episódios
2007 Agatha Christie's Marple Georgina Barrow Episódio: "Nemesis"
2008 Freezing Alison Fennel Episódio: "#1.2"
2009 The Prisoner 313/Sara 6 episódios
2010–2013 Luther Alice Morgan 9 episódios
2014–presente The Affair Alison Bailey 10 episódios
2018 The Wilsons Alison Wilson Minissérie

Teatro[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Local
2005 C.P. Taylor's Good Sound Theatre
2007 Philistines Tanya Lyttelton Theatre, Royal National Theatre
2009 A Streetcar Named Desire Stella Donmar Warehouse, Londres
2010 Through a Glass Darkly Karin Almeida Theatre
2011 Anna Christie Anna Christie Donmar Warehouse, Londres
2015 Constellations Marianne Samuel J. Friedman Theatre, Manhattan

Radio[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Local
2008 The Mayor of Casterbridge Elizabeth-Janes
2009 The Promise BBC Radio 3

Referências

  1. «Prémios Olivier». Olivier Awards 
  2. Emma Brockes (31 de agosto de 2012). «Ruth Wilson: Acting Up». The Guardian. Consultado em 25 de janeiro de 2015 
  3. Richard Eden (23 de setembro de 2012). «Lone Ranger star Ruth Wilson spies film about her bigamist grandfather». The Telegraph. Consultado em 25 de janeiro de 2015 
  4. Patricia Nicol (27 de maio de 2007). «Something in the Eyre». The Times. Consultado em 25 de janeiro de 2015 
  5. Liz Hoggard (7 de outubro de 2006). «Ruth Wilson». The Independent. Consultado em 25 de janeiro de 2015 

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]