São Martinho d'Oeste

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
São Martinho d'Oeste
  Distrito do Brasil  
Localização
Estado  São Paulo
Município Alto Alegre
História
Criado em 1953
Características geográficas
População total (2010) 341 hab.

São Martinho d'Oeste é um distrito do município brasileiro de Alto Alegre, no interior do estado de São Paulo[1]. Foi criado pela lei 2456 de 30/12/1953, com sede no povoado de São Martinho e território do distrito de Alto Alegre. Pela Lei 5285 de 18/02/1959, perdeu terras para o distrito de Jatobá[2].

Atrações

Dentre as atrações, pode-se destacar a cachoeira do poção, onde os jovens se reuniam para nadar e se divertir, juntamente com esporádicos encontros com os índios da tribo Icatú. Na década de 1980, existiam os bares do Sr. Agemiro Trindade e do Sr. Yolando Gaspar, onde se reuniam as pessoas à noite para se confraternizarem, além da bela praça cuidada pelo Sr José Groppo, onde se ouvia no serviço de som, a rádio Pérola de Birigui.

Comunicações

O distrito era atendido pela Telecomunicações de São Paulo (TELESP), que construiu a central telefônica utilizada até os dias atuais. Em 1998 esta empresa foi privatizada e vendida para a Telefônica, sendo que em 2012 a empresa adotou a marca Vivo para suas operações de telefonia fixa.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Divisão Territorial do Brasil». IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística 
  2. «Histórico da formação dos municípios do Estado de São Paulo». Fundação Seade 
Ícone de esboço Este artigo sobre um distrito ou povoado é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.