Vicentinópolis (Santo Antônio do Aracanguá)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Vicentinópolis
  Distrito do Brasil  
Estado  São Paulo
Município Santo Antônio do Aracanguá
Criado em 1996
População (2010)
 - Total 2 399

Vicentinópolis é um distrito do município brasileiro de Santo Antônio do Aracanguá, no interior do estado de São Paulo[1].

História[editar | editar código-fonte]

Criado como distrito policial no ano de 1927 com o nome de Macaúbas em terras do distrito de São Jerônimo (atual cidade de Planalto) no município de Monte Aprazível, logo teve o nome alterado para Vicentinópolis, sendo transferido para o distrito de Buritama, também no município de Monte Aprazível. Em 1938 seu território foi transferido para o distrito de Major Prado, no município de Araçatuba, através do Decreto nº 9.775 de 30/11/1938[2]. Pela Lei nº 8.092 de 28/02/1964[3] passou a pertencer ao distrito de Santo Antônio do Aracanguá, também no município de Araçatuba. No ano de 1993 passou a integrar o município atual que se emancipou de Araçatuba e em 1996 foi elevado à distrito através de lei municipal.

Pedido de emancipação[editar | editar código-fonte]

O distrito tentou emancipar-se e ser transformado em município no ano de 1999[4], mas o processo encontra-se com a tramitação suspensa na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Comunicações[editar | editar código-fonte]

O distrito era atendido pela Telecomunicações de São Paulo (TELESP)[5], que construiu a central telefônica utilizada até os dias atuais. Em 1998 esta empresa foi privatizada e vendida para a Telefônica[6], sendo que em 2012 a empresa adotou a marca Vivo[7] para suas operações de telefonia fixa.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um distrito ou povoado é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.