São Pedro (Belo Horizonte)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
São Pedro (Belo Horizonte)
—  Bairro do Brasil  —
Fonte: Não disponível
Praça no bairro São Pedro.
Entrada do Mackenzie Esporte Clube.
Fachada do Shopping São Pedro, dentro do bairro.

O São Pedro é um bairro nobre de classe alta e classe média alta localizado na Zona Sul de Belo Horizonte. Apesar de predominantemente residencial, o bairro também é conhecido por sua intensa vida noturna, ao lado de seus vizinhos Santo Antônio e Savassi.

O bairro também é o local onde ocorre o Track&Field Run Series, um evento de corrida que ocorre entre os bairros São Pedro e Savassi.[1]

Principais pontos comerciais e financeiros[editar | editar código-fonte]

  • Chevrolet Hall, centro de exposições do Chevrolet-Marista.
  • Shopping Pátio Savassi

Origem[editar | editar código-fonte]

Cercado pelo pelos bairros Santo Antônio, Savassi e Sion, o São Pedro, bairro da região Centro - Sul, é visto pelos moradores como um lugar tranquilo, com boa infra-estrutura e de fácil acesso.

O engenheiro Adelmo Nunes Muniz, de 95 anos, lembra da época em que o bairro não tinha nada a oferecer. Em 1941, ele e o amigo Sílvio Werneck investiram 4 mil cruzeiros na compra de um terreno onde antes existia um campo de futebol, equivalente a 35 lotes. No lugar, construíram 3 casas e venderam os outros lotes. Fui um dos primeiros moradores do bairro. Morei na rua Major Lopes durante 20 anos e era formidável. Passei bons momentos da vida naquele bairro, onde inclusive criei meus filhos. Há algum tempo, vendi as casas e construí um prédio de apartamentos e já negociei todos, relata o morador, que há 23 anos mora no bairro Funcionários.

Em março de 1950 foi instalado no bairro o Colégio Marista Dom Silvério, um dos mais tradicionais educandários de Belo Horizonte, que conta atualmente com quase 4 mil alunos.

Principais ruas e avenidas[editar | editar código-fonte]

Lazer, esporte e educação[editar | editar código-fonte]

Religião[editar | editar código-fonte]

Bairros vizinhos[editar | editar código-fonte]

Referências

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

É o bairro onde a ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff, passou a maior parte de sua infância e adolescência. A família Rousseff mantêm uma casa neste bairro até os dias atuais.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Minas Gerais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Corredor do Shopping Pátio Savassi