Lourdes (Belo Horizonte)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Lourdes (Belo Horizonte)
—  Bairro do Brasil  —
Fonte: Não disponível
Vista de prédios do bairro, através da avenida do Contorno.

Lourdes é um bairro nobre da região Centro-Sul de Belo Horizonte.

História[editar | editar código-fonte]

Fundado oficialmente em meados da década de 30, o bairro de Lourdes, localizado na região Centro - Sul começou a surgir bem antes, sob a proteção da Basílica de Nossa Senhora de Lourdes, inaugurada em 1923. O bairro consta do projeto original de Belo Horizonte, no qual a cidade tinha a área urbana limitada pela Avenida do Contorno.

Conta-se que o bairro teria sido criado para abrigar as classes mais abastadas de Belo Horizonte que, inicialmente, haviam habitado a região da Cidade Jardim já saturada. [1]

Inicialmente repleto de casas, o bairro foi modificando aos poucos sua natureza, acompanhando o crescimento de Belo Horizonte. Porém, mantém diversos casarões imponentes e valorizados.

Atualidade[editar | editar código-fonte]

O bairro possui casarões antigos e atualmente cresceu o número de condomínios comerciais e residenciais modernos. A beleza da região, as ruas arborizadas e a localização privilegiada são características que ainda hoje fazem do Lourdes um dos espaços mais disputados da capital. Grandes jardins continuam a embelezar a fachada dos prédios e ruas com passeios largos dão uma característica diferenciada ao projeto urbanístico local.

Localização[editar | editar código-fonte]

A localização privilegiada com restaurantes premiados pela crítica e público, como Favorita, Taste Vin, Pizzaria Marília, Kei, D’artagnan, Maria de Lourdes, Ah! Bom e Specialli, dentre outros, se instalaram por lá e atendem primorosamente a paladares refinados e gostos exigentes. Também possui lojas mais requintadas que vão desde antiquários como o Marco Grilli e o Via Marília, a móveis de designer moderno, passando pelo melhor da moda mineira às grifes internacionais, como Bárbara Bella, Via Della Spiga, Vila Vitinni, McGuia, Um, Deux, Trois, entre outras. Supermercados, o Shopping Diamond Mall com produtos e serviços sofisticados e bares tradicionais como o Tip Top, o Tizé e o Bar do Lopes, também se distinguem neste cenário, além de escolas tradicionais como a Faculdade Metodista Izabella Hendrix.

Principais pontos comerciais e financeiros[editar | editar código-fonte]

Lazer, esporte e educação[editar | editar código-fonte]

Entrada no Colégio Estadual Central, atual Governador Milton Campos.

Principais vias[editar | editar código-fonte]

Bairros vizinhos[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a