Lourdes (Belo Horizonte)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Lourdes (Belo Horizonte)
  Bairro do Brasil  
Vista de Prédios no Bairro de Lourdes, através da Avenida do Contorno.
Vista de Prédios no Bairro de Lourdes, através da Avenida do Contorno.
Fonte: Não disponível

Lourdes é um bairro nobre da Zona Centro-Sul de Belo Horizonte.

O bairro é conhecido como importante centro gastronômico e como uma das áreas mais caras da cidade.

História[editar | editar código-fonte]

Fundado oficialmente em meados da década de 30, o bairro de Lourdes, localizado na região Centro - Sul começou a surgir bem antes, sob a proteção da Basílica de Nossa Senhora de Lourdes, inaugurada em 1923. O bairro consta do projeto original de Belo Horizonte, no qual a cidade tinha a área urbana limitada pela Avenida do Contorno.

Inicialmente repleto de casas, o bairro foi modificando aos poucos sua natureza, acompanhando o crescimento de Belo Horizonte. Porém, mantém diversos casarões imponentes e valorizados. Destaque, ainda, para a Sede Administrativa do Clube Atlético Mineiro, fundada em 1962. O local onde funciona hoje o Shopping Diamond Mall era, originalmente, o Estádio Antônio Carlos, inaugurado pelo clube em 30 de maio 1929[1], ao lado de sua sede.

Atualidade[editar | editar código-fonte]

O bairro possui casarões antigos e atualmente cresceu o número de condomínios comerciais e residenciais modernos. A beleza da região, as ruas arborizadas e a localização privilegiada são características que ainda hoje fazem do Lourdes um dos espaços mais disputados da capital. Grandes jardins continuam a embelezar a fachada dos prédios e ruas com passeios largos dão uma característica diferenciada ao projeto urbanístico local.

Localização[editar | editar código-fonte]

A localização privilegiada com restaurantes premiados pela crítica e público, como Favorita, Taste Vin, Pizzaria Marília, Kei, D’artagnan, Maria de Lourdes, Ah! Bom e Specialli, dentre outros, se instalaram por lá e atendem primorosamente a paladares refinados e gostos exigentes. Também possui lojas mais requintadas que vão desde antiquários como o Marco Grilli e o Via Marília, a móveis de design moderno, passando pelo melhor da moda mineira às grifes internacionais, como Bárbara Bella, Via Della Spiga, Vila Vitinni, M&Guia, Um, Deux, Trois, entre outras. Supermercados, o Shopping Diamond Mall com produtos e serviços sofisticados e bares tradicionais como o Tip Top, o Tizé e o Bar do Lopes, também se distinguem neste cenário, além de escolas tradicionais como a Faculdade Metodista Izabella Hendrix.

Principais pontos comerciais e financeiros[editar | editar código-fonte]

Lazer, esporte e educação[editar | editar código-fonte]

Entrada no Colégio Estadual Central, atual Governador Milton Campos.

Principais vias[editar | editar código-fonte]

Bairros vizinhos[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Estádio Antônio Carlos - Clube Atletico Mineiro - Enciclopédia Galo Digital». www.galodigital.com.br. Consultado em 6 de junho de 2017 

http://www.galodigital.com.br/enciclopedia/Est%C3%A1dio_Ant%C3%B4nio_Carlos