Sainte-Chapelle

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sainte-Chapelle
Apresentação
Tipo
Parte de
Fundação
Diocese
Estilo
Arquiteto
Altura
75,75 m
Religião
Estatuto patrimonial
Websites
Localização
Localização
10 boulevard du Palais (d)
1.º arrondissement de Paris, Paris
 França
Localizado
Coordenadas
Mapa
Sainte-Chapelle vista do Palais de Justice

A Sainte-Chapelle é uma capela gótica situada na Île de la Cité em Paris, construída no século XIII por Luís IX (São Luís). Foi projectada em 1241, iniciada em 1246 e concluída muito rapidamente,[1] sendo consagrada em abril de 1248.[2] O seu patrono foi o devoto rei francês Luís IX, que a construiu para servir de capela do palácio real. O restante do palácio desapareceu completamente, sendo substituído pelo actual Palácio da Justiça. Depois de terminada, a Sainte-Chapelle carecia de santificação pela presença de relíquias apropriadas e, assim, obteve-se a coroa de espinhos de Cristo, obtidas do imperador latino de Constantinopla, Balduíno II, pela exorbitante soma de 135.000 libras. Para ter uma ideia de relatividade, a construção de toda a capela custou 45.000 libras. Além de outras relíquias, acrescentou-se ainda um fragmento da Vera Cruz e, desta forma, o edifício tornou-se um precioso relicário. Consiste de duas capelas sobrepostas, a inferior reservada aos funcionários e moradores do palácio, e a superior para a família real. A ideia de uma capela palaciana se baseou na Igreja da Virgem de Pharos, anexa ao Grande Palácio de Constantinopla, onde estavam as relíquias saqueadas pelo Império Latino durante a ocupação da capital do Império Bizantino (1204–1261).

Os aspetos mais belos e notáveis da construção, considerados os melhores do seu género em todo o mundo, são os seus vitrais emoldurados por um delicado trabalho em pedra, com rosáceas acrescentadas à capela superior no século XV. Não existe nenhuma menção directa ao arquitecto, mas os nomes de Jean de Chelles e Pierre de Montreuil, que construíram o transepto da Catedral de Notre Dame, são por vezes associados ao projecto. Durante a Revolução Francesa a capela foi transformada em escritório administrativo e os vitrais foram tapados com enormes armários. A sua beleza oculta foi assim inadvertidamente preservada do vandalismo que sofreu em outras partes, tendo sido destruídos os assentos do coro e o painel do altar principal, o pináculo do tecto deitado abaixo e muitas das suas relíquias dispersas. No século XIX, Viollet-le-Duc restaurou a Sainte-Chapelle, e o pináculo actual é obra sua.

Referências

  1. «10 interesting Paris facts. Paris facts for kids. Fun facts.». Paris Digest (em inglês). 26 de dezembro de 2019. Consultado em 11 de janeiro de 2021 
  2. Marcel, Aubert (1983). O Gótico no seu apogeu. São Paulo: Editora Verbo. p. 44 
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Sainte-Chapelle