Samizdat
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Setembro de 2015) |
Samizdat (russo: самиздат, em polonês/polaco: bibuła, em búlgaro: самиздат, ucraniano: самвидав) era uma prática nos tempos da União Soviética destinada a evitar a censura imposta pelos governos dos partidos comunistas nos países do Bloco oriental. Mediante essa prática, indivíduos e grupos de pessoas copiavam (muitas vezes à mão) e distribuíam clandestinamente livros e outros bens culturais que haviam sido proibidos pelo governo.
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
- Artigo sobre o samizdat , no site sobre o romance O Mestre e Margarida de Jan Vanhellemont . Ver também o artigo (em inglês) sobre os artistas e a censura (site em neerlandês, inglês, francês ou russo)
- Artigo de Vitali Petranovskii e Dmitri Gouzévitch publicado nos Cahiers du monde russe acerca de uma antologia sobre o samizdat (em francês)
- Revista clandestina soviética 37 (em francês)
- Notícia de exposição em Praga (2002) , sobre samizdat na Europa Oriental[ligação inativa] (em francês)
- Artigo: Cette part de la culture soviétique qui s'appelait samizdat [ligação inativa] de Natalia Gorbanevskaïa. Centre d'étude de la vie politique CEVIPOL , no site da Universidade Livre de Bruxelas.
- Arquivos soviéticos de Vladimir Bukovsky (em inglês)