Igreja de Santo André de Biberatica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Sant'Andrea de Biberatica)
Igreja de Santo André de Biberatica
Sant'Andrea de Biberatica
Igreja de Santo André de Biberatica
Fachada do Palazzo Colonna na via della Pilotta, o local onde provavelmente estava Sant'Andrea de Biberatica.
Tipo
Início da construção século VIII
Fim da construção século XIV
Religião Igreja Católica
Diocese Diocese de Roma
Geografia
País Itália
Região Roma
Coordenadas 41° 53' 52" N 12° 29' 05" E
Notas: Demolida no século XVI

Sant'Andrea de Biberatica ou Igreja de Santo André de Biberatica era uma igreja de Roma, Itália, localizada no rione Trevi. Dedicada a Santo André, estava situada numa região chamada de "Biberatica", no sopé do monte Quirinal, onde hoje está a via della Pilotta.

História[editar | editar código-fonte]

Nos documentos antigos, esta igreja aparece com nomes diversos, principalmente corruptelas do topônimo original: "de beveratica", "de veneratica", "in liberatica" oi "de viperatica". Esta última versão levou Gregoróvio a interpretar que sua origem seria uma suposta infestação reptiliana na região ou algum artefato antigo reproduzindo uma serpente. Armellini e Hülsen rejeitam esta interpretação, pois o termo "Biberatica" era utilizado na Idade Média para indicar a área do monte Quirinal onde hoje está a basílica dos Santi Apostoli, uma referência às fontes de água no subsolo da região. O nome aparecia também nos antigos catálogos ligados a pelo menos duas outras igrejas, San Lorenzo de Biberatica e San Silvestro in Biberatica. Existe também o registro da utilização do nome Sant'Andrea de Viculo, uma referência a uma viela vizinha.

A igreja, com o mosteiro vizinho, foi mencionada pela primeira vez no Liber Pontificalis, na biografia do papa Leão III (r. 795–816): "S. Andreae quod ponitur iuxta SS. Apostolorum". Outros documentos papais mencionando a igreja no final do século XIV, habitado por freiras beneditinas. Depois disto, a igreja provavelmente se arruinou, pois não foi citada nos catálogos do século XV, mas volta a ser mencionada em um catálogo de 1555 com o nome de "S. Andreae prope sanctos Apostolos regione Trivii", o que corresponde à porção oriental do moderno Palazzo Colonna.

Foi demolida ainda no século XVI.

Armellini faz referência a uma tradição segundo a qual as freiras beneditinas eram encarregadas dos cordeiros de cuja lã seriam tecidos os pálios que os papas entregam aos patriarcas e arcebispos.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]