Sant'Anselmo all'Aventino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Igreja de Santo Anselmo no Aventino
Sant' Anselmo all'Aventino
Fachada da igreja
Estilo dominante Neorromânico
Arquiteto Hildebrand de Hemptinne
Início da construção 1892
Fim da construção 1896
Religião Igreja Católica
Diocese Diocese de Roma
Ano de consagração 1900
Website Site oficial
Geografia
País Itália
Região Roma
Local Monte Aventino (rione Ripa)
Coordenadas 41° 52' 55" N 12° 28' 40" E

Sant' Anselmo all'Aventino ou Igreja de Santo Anselmo no Aventino, chamada somente de Sant'Anselmo, é uma igreja titular, mosteiro e faculdade localizado na Piazza degli Cavalieri di Malta, no rione Ripa de Roma, Itália, e dedicada a Santo Anselmo de Cantuária.

É conhecida dos romanos locais principalmente por causa das apresentações dominicais de canto gregoriano durante a missa.[1]

O cardeal-diácono protetor do título de Santo Anselmo em Aventino é Lorenzo Baldisseri.

História[editar | editar código-fonte]

Sant'Anselmo foi construída em estilo neorromânico sobre ruínas romanas do período entre o século I a.C. e o século IV d.C., ainda visíveis e abertas à visitação, com horário marcado, abaixo do primeiro pátio e no porão. A obra foi realizada por Francesco Vespignani entre 1892 e 1896 num terreno doado pelos Cavaleiros de Malta aos beneditinos. Vespignani seguiu o projeto do abade beneditino belga Hildebrand de Hemptinne.

O complexo abriga as instalações da "Universidade Internacional de Santo Anselmo" e também a sede do abade-primaz da "Federação dos Monges Negros" (que inclui todos os monges que segue a Regra de São Bento com exceção dos cistercienses e dos trapistas). A abadia anexa é chamada, por isso, de "Badia Primaziale" ("Abadia Primaz") da Ordem de São Bento. Está ali também o Pontificio Ateneo Sant'Anselmo, que inclui o Instituto Litúrgico Pontifício e as faculdades de Filosofia e Teologia.

A igreja tem uma planta basilical, com três nave divididas por colunas de granito. o teto é uma treliça e a abside está decorada por mosaicos que representam apenas as figuras principais, sem cenário. O círio pascal é moderno, apesar do estilo cosmatesco. A cripta pode ser visitada através de uma porta no altar do Santíssimo Sacramento. Atrás dele está uma estátua de São Bento com os braços erguidos em oração, posição que, segundo a tradição, ele morreu.

No átrio está uma estátua de bronze de Santo Anselmo de Cantuária do final do século XX. Dali é possível ver Santa Maria del Priorato, que fica numa parte do complexo fechada ao público. Na entrada do mosteiro, também no átrio, está um mosaico romano de Orfeu, encontrado quando o edifício da universidade foi construído[2].

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Gregorian Chant at Sant'Anselmo» (em inglês). Secret Rome 
  2. Chris Nyborg. «Sant'Anselmo all'Aventino» (em inglês) 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • C. Rendina, Le Chiese di Roma, Newton & Compton Editori, Milano 2000, p. 36. (em italiano)
  • A. Manodori, Rione XII Ripa, in AA.VV, I rioni di Roma, Newton & Compton Editori, Milano 2000, Vol. II, pp. 766-830. (em italiano)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Sant'Anselmo all'Aventino