Sant'Ivo dei Bretoni

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Igreja de Santo Ivo dos Bretões
Sant'Ivo dei Bretoni
Sant'Ivo dei Bretoni
Fachada
Tipo
Estilo dominante Neo-renascentista
Arquiteto Luca Carimini
Início da construção século XII
Fim da construção 1890
Religião Igreja Católica
Diocese Diocese de Roma
Website Site oficial
Geografia
País Itália
Região Roma
Coordenadas 41° 54' 09" N 12° 28' 29" E

Sant'Ivo dei Bretoni ou Igreja de Santo Ivo dos Bretões (em francês: Saint Yves-des-Bretons) é uma igreja de Roma dedicada a Santo Ivo de Kermartin, padroeiro da região francesa da Bretanha.[1][2] É uma das igrejas nacionais da França em Roma e está localizada no rione Campo Marzio.

História[editar | editar código-fonte]

O papa Calisto III (r. 1455–1458) deu a igreja de Sant'Andrea de Mortarariis para a comunidade bretã em Roma e ela rapidamente se consolidou como um centro de assistência para os peregrinos da região. Ela foi demolida e reconstruída em 1878 por Luca Carimini em estilo neo-renascentista.

A hipótese de que elementos das paredes da antiga igreja foram mantidos na nova construção, a igreja e edifícios vizinhos, foi comprovada.[3] A antiga abside ficava onde hoje está a Capela da Virgem Maria. Algumas considerações em favor desta hipótese tem a ver com a forma da nova igreja. A manutenção da estrutura de alvenaria da abside, com sua proporções, teria afetado o desenvolvimento da planta e da elevação. A rotação de 90° do eixo da igreja, necessária para que fosse possível construir um edifício menor no mesmo espaço, teria requerido a construção de uma capela simétrica (onde ficava a antiga abside), igualmente grande.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Les Pieux Etablissements De La France A Rome et A Lorette» (em francês). France-Vatican.org. Consultado em 31 de maio de 2015. Arquivado do original em 5 de agosto de 2011 
  2. «Les églises Française de Rome» (em francês) 
  3. Simona Sajeva, “La chiesa di Sant’Ivo dei Bretoni e la sua ricostruzione nel 1875”, Studi Romani, Ans LIV – NN. 1-2 Gennaio- Giugno 2006, Roma.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Senekovic, Darko (2010). «S. Ivo de'Bretoni». In: Peter Cornelius Claussen. Die Kirchen der Stadt Rom im Mittelalter 1050-1300 (em inglês). Band 3 (G-L). Stuttgart: Franz Steiner Verlag. pp. 237–247. ISBN 978-3-515-09410-8 
  • François Macé de Lépinay, "Architecture religieuse à Rome à la fin du xixe siècle: la reconstruction de Saint-Yves-des-Bretons", Les fondations nationales dans la Rome pontificale, Collection de l'École Française de Rome 52, Académie de France Villa Médicis et École Française de Rome Palais Farnèse, 1981, p. 433 (em francês)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Sant'Ivo dei Bretoni