Santos Dumont (Aracaju)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura outros significados de Santos Dumont, veja Santos Dumont (desambiguação).
Santos Dumont
  Bairro do Brasil  
Município Aracaju
População
 - Total 25 808 hab
Fonte: Não disponível

Santos Dumont é um bairro da zona norte de Aracaju. Seus limites ao norte são com os bairros Cidade Nova e Soledade, a leste com o Dezoito do Forte, a oeste com Bugio e Jardim Centenário e ao sul com o José Conrado de Araújo. É um dos bairros mais populosos e tradicionais da capital sergipana.

Formação e Ocupação[editar | editar código-fonte]

Na região onde atualmente se encontra o bairro Santos Dumont existiam até o início do Século XX grandes fazendas, de uma dessas fazendas surgiu o primeiro nome do bairro: Anipum.[1] Em 1939 é inaugurado na área situada entre o Anipum e o antigo bairro Matadouro (atual Bugio) o Aeroclube de Sergipe (ICAO:SNAU), sendo o primeiro campo de pouso no Estado[2], substituído em 1952 pelo Aeroporto Santa Maria (IATA: AJU, ICAO: SBAR), na zona sul. Sendo Santos Dumont o patrono da aviação brasileira daí se originou o topônimo atual, reconhecido pela lei municipal 63/1955. Atualmente, o Aeroclube funciona não apenas com aviação civil de pequeno porte, como também é base de operações do grupamento tático aéreo da Polícia Militar do Estado de Sergipe A partir da década de 1950 as antigas fazendas vão sendo loteadas em pequenas partes por seus donos e vendidas a preços populares para migrantes, vindos principalmente do agreste e sertão sergipano, em busca de uma vida melhor na capital. Desde então, o Santos Dumont expandiu-se bastante, sendo um importante centro comercial[3] e residencial da zona norte de Aracaju, abrangendo redes de supermercados, bancos, escolas, oficinas automotivas e diversificados setores de serviços. A rua São Francisco de Assis é o “coração econômico” do bairro. Entretanto, o Santos Dumont ainda carece de mais ações do poder público no tocante à segurança, lazer, saúde e educação. Os aparelhos públicos de serviços sociais ainda são poucos diante de seu enorme contingente demográfico.

Transporte Público[editar | editar código-fonte]

No Santos Dumont está um dos maiores entroncamentos rodoviários da cidade, o Terminal de Integração Visconde de Maracaju, de onde partem ônibus para todos os pontos da capital e de municípios da região metropolitana de Aracaju. Existe também o serviço de táxi-lotação com destino ao Centro, sendo muito utilizado pela comunidade.[4]

Principais Logradouros[editar | editar código-fonte]

  • Avenida General Euclides Figueiredo (popularmente chamada de “Ferro Velho”).
  • Avenida Maranhão
  • Rua São Francisco de Assis
  • Rua Jonaldo Bomfim
  • Rua Major Aureliano
  • Rua Sargento Brasiliano

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre bairros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.