Saltar para o conteúdo

Aeroporto Internacional de Aracaju

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Aeroporto Internacional de Aracaju
Aeroporto
Aeroporto Internacional de Aracaju - Santa Maria
Aeroporto Internacional de Aracaju
Lobby do Aeroporto Internacional de Aracaju
IATA: AJU - ICAO: SBAR
Características
Tipo Público
Administração Aena Internacional[1]
Serve Região Metropolitana de Aracaju
Localização Aracaju, SE, Brasil
Inauguração 30 de outubro de 1952 (72 anos)
Coordenadas 10° 59′ 07″ S, 37° 04′ 24″ O
Altitude 7 m (23 ft)
Movimento de 2015
Passageiros Aumento 1.616.878
Carga Aumento 517.726 kg
Aéreo Aumento 8.566 Decolagens
Capacidade anual 4 000 000 milhões
Principais companhias
Website oficial Página oficial
Mapa
SBAR está localizado em: Brasil
SBAR
Localização do aeroporto no Brasil
Pistas
Cabeceira(s)
Comprimento
Superfície
12 / 30
2 785  m (9 137 ft)
Notas
Dados da FAB[2] e ANAC[3]

O Aeroporto Internacional de Aracaju - Santa Maria (IATA: AJUICAO: SBAR) é um aeroporto internacional situado na cidade de Aracaju, no estado de Sergipe, no Brasil.

Ocupa uma área de mais de 5 km2. Diariamente, cerca de 6 mil pessoas circulam pelo terminal. Mais de 900 funcionários trabalham no complexo aeroportuário para atender uma média mensal de 200 mil passageiros. Possui 54 voos diários, 27 voos chegam e 27 voos partem.[4]

Diariamente, o aeroporto possui operações intensas de helicópteros com o intuito de transportar funcionários para as plataformas de petróleo, localizadas no litoral de Sergipe.

Para aprofundar os estudos sobre a história da aviação, o aeroporto possui um espaço cultural, um memorial da aviação civil e um centro de pesquisa com textos, documentos, reproduções em grandes formatos.

Dista 12 km do centro de Aracaju e fica na região sul da cidade a 3,5 km das principais praias e hotéis da capital. Além dos voos regulares diários da LATAM, Gol, Azul e VoePass. A chilena LAN Chile já operou um voo charter para a cidade, com um Airbus A320, a uruguaia PLUNA e a estadunindense American Airlines já trouxeram voos para o aeroporto, também charter, ambas com o Boeing 757, sendo uma das maiores aeronaves a passar por aqui.

Foi confirmada a liberação de mais de R$ 300 milhões em recursos para a construção de um novo terminal de passageiros, ampliação da pista de pouso e decolagem e do novo pátio de estacionamento de aeronaves. As obras só se iniciaram em 2013 com prazo para a conclusão em 2014. .[5][6][7]

No ano de 2014 surge o movimento em torno da alteração da nomenclatura do aeroporto.[8] Visando homenagear o até então governador petista Marcelo Déda, que faleceu em dezembro de 2013 em plena vigência do seu mandato, o ato busca reconhecer um dos maiores reformadores do movimento político da história do estado de Sergipe. Fato este que tem acirrado o ânimo político local[9] com a possibilidade de nomeação do conhecido parlamentar Pedro Valadares que faleceu no mesmo acidente com o até então presidenciável Eduardo Campos[10] em 2014.[11] Mais recentemente outros nomes mais tradicionais e verdadeiramente representativos da cultura local também têm sido mencionados, tais como Silvio Romero e Tobias Barreto. O nome "Santa Maria" é uma referência ao canal fluvial de mesmo nome inaugurado em 1902 que tinha como objetivo interligar os rios Poxim e Vaza-Barris. Esse canal fluvial passa ao fundo do aeroporto, separando-o do complexo Santa Maria.

A partir de 2015 o aeroporto Internacional de Aracaju passa por nova fase de reformas. Nesta etapa, após se finalizar a feitura de mais um gate/portão de desembarque, implementou-se melhorias na instrumentalização no pátio de suporte a aeronaves maiores bem como aumento da capacidade de gerenciamento de aeronaves no pátio, inclusive de taxiways. Ao final de 2015, ações de redução de impostos locais e que causam ônus às companhias aéreas foram implementados, fato este que ocasionou o incremento de 6 novos voos diários aumentando, assim, o fluxo de passageiros na cidade[10] em 2014.[12]

Em contrapartida ao cenário supracitado, no ano de 2016 novas demandas estão sendo analisadas. Novas perspectivas de se estabelecer voos da Voepass Linhas Aéreas e voos internacionais pela TAP Portugal, Air Europa e Gol, entre outras linhas aéreas estão em estudo de viabilidade com o intuito de acelerar a conectividade local com cidades ao redor do globo terrestre. Condizente com o aumento de influência ao fluxo aeroviário na região, foi anunciado que ainda neste vigente ano de 2016 que a companhia GOL saltará sua quantidade de voos para a capital sergipana de 64 para 82 voos semanais, ou seja, um acréscimo instantâneo de 18 voos a mais que o número atual.[13]

Sua história tem início no dia 30 de outubro de 1952, com a construção de uma pista de pouso de 1.200 metros de comprimento, porém, a operacionalização só se efetivou em 1958, após a construção da estrada de acesso.

A inauguração Oficial aconteceu no dia 19 de janeiro de 1958, quando um bimotor Convair (CV) 440 Metropolitan da Real, procedente de Recife, trouxe o presidente Juscelino Kubitschek a Aracaju, marcando o início do funcionamento do novo aeroporto.

Três anos depois, em 1961, foi dado início à primeira ampliação da pista de pouso e do terminal de passageiros, sendo inaugurado em 1962. Naquela época, Aracaju contava com um dos mais modernos aeroportos do nordeste. O edifício do terminal passou dos 800m² para 1.200m² e ganhou novas áreas para embarque e desembarque. O saguão foi ampliado, criando novas salas para a DAC e a FAB.

O pátio tinha capacidade para atender todas as aeronaves das empresas aéreas que voavam para a capital (Varig, Panair do Brasil, Consórcio Real, Cruzeiro do Sul, Vasp, Lóide e Sadia), operando com quadrimotores Douglas DC-4 e DC-6.

Em fevereiro de 1975, o Aeroporto de Aracaju foi incorporado à administração da Infraero, sendo aplicados novos investimentos, como a criação do novo terminal de cargas, a implantação da SCI (Seção Contra Incêndio) e aumento da pista em 200m.

Em novembro de 1993, a Infraero inaugurou a ampliação da pista em 500m, passando para os atuais 2.200m. Pouco mais de 3 anos após a reforma da pista, inicia-se a construção de um novo complexo aeroportuário. Com a obra, inaugurada em setembro de 1998, o terminal de passageiros passa a ter 8.000 m², com capacidade para atender a aproximadamente um milhão de passageiros por ano. Foi construída uma área para estacionamento com capacidade para 300 vagas, climatização das salas de embarque e desembarque, elevadores, escadas rolantes, sistema de TV e vigilância e sistemas informativos de voos.

Atualmente há uma necessidade de reforma e ampliação do aeroporto. Aracaju é uma cidade em expansão e o acanhamento do aeroporto não condiz com seu crescimento. Há problemas de vazamento e formação de poças durante a época de chuvas, falta de esteiras, falta de fingers e baixa capacidade do pátio de aeronaves.

Comemorações em 2012

[editar | editar código-fonte]

Em 2012, o Aeroporto completou 60 anos de operacionalidade. Como brinde à festa, em 2011 alcançou a marca de mais de 1 milhão de passageiros transportados anualmente.[14] Ademais, o aeroporto se consagra como um dos que mais consistentemente crescem no país, segundo o aumento contínuo em altas margens percentuais dos dados divulgados pela Infraero nos últimos anos.[15]

No primeiro semestre de 2012 tem sido constatado o crescimento da pujança do aeroporto. Isso porque, segundo dados divulgados pela Infraero, a localidade tem sido destaque nacional ao se tornar uma das maiores apostas de crescimento do setor aéreo. No período supracitado e mediante a apresentação de novos voos,[16] os índices apontaram um crescimento de 26,3% no fluxo de passageiros, destacadamente o maior do Nordeste brasileiro.[17][18]

Ademais, continuadamente ao seu crescimento no período do segundo semestre de 2012, precipitadamente já no mês de setembro quebra a marca histórica de 1 milhão de passageiros transportados. Os resultados se comprovaram mediante projeção até o fim do ano de 2012 ao se chegar a um volume de movimentação superior à capacidade do aeroporto que era de 1 milhão e 300 mil pessoas. Tal feito refletiu o maior crescimento no número de passageiros dentre os aeroportos da região Nordeste e um dos maiores de todo o território brasileiro.[19][20]

Concessão à iniciativa privada

[editar | editar código-fonte]

Em 15 de março de 2019, durante disputado leilão realizado na sede da B3, a empresa espanhola Aena Internacional ofertou 1,9 bilhão de reais para obter a administração do Aeroporto Internacional de Aracaju, junto a outros cinco aeroportos que compunham o Bloco Nordeste na quinta rodada de privatizações, sendo eles, Recife, João Pessoa, Maceió, Campina Grande e Juazeiro do Norte. Segundo o edital, a empresa vencedora deve administrar o aeroporto por um período de 30 anos.

No dia 20 de fevereiro de 2020, a Aena Internacional assumiu definitivamente as operações do aeroporto por um período de 30 anos, com direito a banho de batismo em um dos voos da LATAM Brasil.

Companhias áereas e destinos

[editar | editar código-fonte]
Companhias Áereas Destinos
Azul Linhas Aéreas Campinas, Recife, Confins (sazonal)
GOL Linhas Aéreas Rio de Janeiro-Galeão, São Paulo, Guarulhos
GOL Linhas Aéreas

operado por VoePass

Salvador
LATAM Brasil Brasília, Guarulhos

Localização

[editar | editar código-fonte]

O aeroporto está localizado na zona de expansão de Aracaju, muito próximo das principais praias que abrangem a cidade. Situa-se a apenas 3,5 km do importante marco dos Arcos da Orla de Aracaju onde se encontram os principais áreas de lazer, hotéis e restaurantes da cidade, a 12 km do centro comercial da capital e a 18 km de Barra dos Coqueiros, o qual serve de principal via de escoamento de Sergipe.

Atende às demandas diretas da Região Metropolitana de Aracaju que possui por volta de 1 milhão de potenciais consumidores e serve como base aeroviária maior para todo o estado de Sergipe, que é caracterizado populacionalmente por 2 milhões de consumidores. Com a facilitação do acesso viário pela recuperação da BR-235 em nível de via expressa, projeta-se agregar o potencial de mais de 700 mil consumidores presentes na região do polo de Juazeiro-Petrolina, totalizando-se uma acessibilidade à experiência aérea internacional a aproximadamente três milhões de novos consumidores.

  • Distância do centro: 12 km
  • Distância dos Arcos da Orla de Aracaju: 3,5 km

Integração multimodal de deslocamento urbano - IMDU

[editar | editar código-fonte]

Visto a sua proximidade das principais localidades e pontos turísticos da cidade, segue em pleno andamento o projeto de infraestrutura para a associação e dinamização da região do Aeroporto ao acesso às demais regiões da cidade. Tal facilitação ocorre com as mais variadas formas modais: pela instalação de pontos de acesso a bicicletas compartilhadas, incremento de itinerário de ônibus públicos, facilitação de aproveitamento da linha por transportes particulares e melhoria do condução viária pela região.

Desde o desembarque na cidade, o viajante pode obter a experiência que oferece a Capital da Qualidade de Vida. Isso porque encontra disponível já na região do aeroporto o inovador sistema de deslocamento urbano chamado de Caju Bike.[21] Trata-se de plataformas com bicicletas espalhadas no decorrer da cidade, onde se pode utilizá-las para prática de atividade física mas também como meio de transporte limpo e eficiente.[22] Neste último caso, propicia importante integração entre o aeroporto e os principais terminais de ônibus, nas imediações das principais faculdades e áreas de lazer da cidade.

Além disso, o aeroporto oferece a facilidade de um bicicletário particular e um sistema de armários compartilhados (lockers) condizente com o custo para mochileiros, os mundialmente conhecidos backpackers.

Em 2011, foram lançadas novas linhas de ônibus facilitando, desse modo, o acesso à região do aeroporto de Aracaju.[23] Segundo a diretora de Transporte Público da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Shirley Barbosa Martins, "novas linhas atenderão a demanda de passageiros da região do Aeroporto, que vem crescendo vertiginosamente nos últimos anos".[24] Isso decorre também visto que o crescimento imobiliário está se dando de forma acelerada na região do seu entorno, aumentando assim concomitantemente a demanda geral de passageiros que utilizam o transporte público nessa localidade.

É importante frisar que Aracaju utiliza do Sistema Integrado de Transporte Urbano, ou seja, se pode circular por toda a cidade pagando uma única passagem, da origem ao destino, trocando se necessário, de ônibus nos terminais de integração. Dentre estes destacam-se: Terminal D.I.A., Terminal Zona Sul (Orla), Terminal Centro, Terminal Mercado, Terminal Zona Oeste, Terminal Maracaju, Terminal Campus UFS, Terminal Luiz Garcia Sistema, Terminal Conj. Augusto Franco, Terminal Conj. Bugio e Terminal Av. Rio Branco.

Estatísticas

[editar | editar código-fonte]
Ano Passageiros Variação
2020[25] 620.601 -45,67%
2019[26] 1.142.357 -4,15%
2018[27] 1.191.893 -2,77%
2017[27] 1.225.789 0,02%
2016[27] 1.225.591 -4,27%
2015[27] 1.280.236 -7,06%
2014[28] 1.377.535 2,50%
2013[26] 1.343.899 -2,15%
2012[29] 1.373.401 25,64%
2011[30] 1.093.143 16,24%
2010[30] 940.389 29,23%
2009[30] 727.679 8,64%
2008[30] 669.777 -3,16%
2007[30] 691.640 -

Números do atual terminal

[editar | editar código-fonte]
Sítio aeroportuário
  • Área: 5.925.502,59 m²
Pátio das aeronaves
  • Área: 22.356 m²
Terminal de passageiros
  • Área: 10.600 m²
Estacionamento
  • Capacidade: 201 vagas
Estacionamento de aeronaves
  • Número de posições: 6 posições para aeronaves de categoria M (média), como por exemplo B738 (GOL), A320, A321 (LATAM) e E195, ATR-72 (AZUL).
  • Ilhas de Helicóptero: O aeroporto possuía 4 posições circulares, chamadas de ilhas, que serviam para estacionamento de helicópteros. Com a obra para construção de taxiway paralela à pista essas ilhas foram demolidas no final de 2014.
  • Há também a área da aviação geral. O número de vagas varia em função do tamanho das aeronaves estacionadas.
Pista
  • Dimensões: 2.200m x 45m [1] Houve uma obra de ampliação para 2.785m, mas a obra está parada e a expansão ainda não está utilizável.
  • Stopway: 60m, juntos, deixam com que a pista fique com 2.260 m
  • Asfalto

Números com o novo terminal

[editar | editar código-fonte]
Capacidade de passageiros/ano
  • 4.300.000
Pátio das aeronaves
  • Área: 33.568 m²
Terminal de passageiros
  • Área: 36.042 m²
Estacionamento de aeronaves
  • Número de posições: 15
  • Número de pontes de des/embarque: 6
Estacionamento de carros
  • Capacidade: 1080 vagas
Área construída
  • 69.610 m²

Acidentes e incidentes

[editar | editar código-fonte]
  • 24 de junho de 2010: Um Boeing 737 da Gol Linhas Aéreas colidiu com um Airbus A319 da TAM Linhas Aéreas na pista de pouso do aeroporto, o avião da GOL bateu a asa direita na parte traseira do Airbus da TAM. Ninguém ficou ferido.[31]
  • 19 de julho de 2012: Um Embraer 195 da Azul Linhas Aéreas cumprindo o voo AD4101 procedente de Campinas, com escala em Aracaju e destino final Maceió, teve um pequeno incêndio em uma das turbinas por conta de um vazamento de óleo no motor e o mesmo realizou um pouso em segurança no aeroporto de Maceió. Não houve feridos. Horas depois a aeronave retornou a Campinas.
  • 14 de maio de 2014: Um Embraer 195 da Azul Linhas Aéreas, com 95 pessoas a bordo, que seguiam para Maceió, depois de acelerar totalmente os motores o comandante decidiu interromper a decolagem, desacelerando totalmente os motores. Tudo aconteceu devido um helicóptero que se se aproximava do aeroporto de Aracaju naquele momento, se houvesse a decolagem, o avião colidiria com o helicóptero 20 segundos após a decolagem segundo o comandante do voo. Ninguém ficou ferido. Horas depois a aeronave seguiu para Maceió.[32]
  • 18 de janeiro de 2017: Um ATR 72-600 da Azul Linhas Aéreas que cumpria o voo AD6409 de Salvador para Aracaju fez um pouso de emergência no aeroporto de Aracaju, devido a problemas técnicos na aeronave, tudo ocorreu bem e a aeronave pousou em segurança. Ninguém ficou ferido.[33]
  • 5 de novembro de 2020: Durante uma viagem para uma inauguração em Alagoas, o avião que levava o presidente Bolsonaro e comitiva para Paulo Afonso teve que aterrissar no aeroporto de Aracaju por causa do mau tempo no destino. Segundo o aeroporto de Paulo Afonso, não havia visibilidade para o pouso por volta de 8h30. Enquanto aguardou a nova decolagem, que ocorreu às 10h15 em helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB), o presidente se reuniu com apoiadores na porta de uma lanchonete, ninguém ficou ferido.[34]


Referências

  1. «Aena adquiere el grupo aeroportuario del Nordeste de Brasil» (em espanhol). www.aena.es. 15 de março de 2019. Consultado em 1 de setembro de 2019 
  2. «Publicação Auxiliar de Rotas Aéreas (ROTAER)» (PDF). Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). 2016. Consultado em 1 de outubro de 2016. Cópia arquivada (PDF) em 1 de outubro de 2016 
  3. «Dados Estatísticos» (XLSB). Agência Nacional de Aviação Civil. 2015. Consultado em 2 de outubro de 2016. Cópia arquivada em 2 de outubro de 2016 
  4. «Novos voos chegam em janeiro a Sergipe. Aeroporto Santa Maria vai receber a partir do mês de janeiro mais dois novos voos.». Emsergipe.com. 24 de dezembro de 2011. Consultado em 24 de dezembro de 2011 [ligação inativa]
  5. «Reforma da pista do Aeroporto de Aracaju está próxima de ser licitada». Seinfra/SE. 25 de agosto de 2011. Consultado em 26 de agosto de 2011 [ligação inativa]
  6. «Obras de ampliação do aeroporto terão início em junho de 2012. Segundo a Infraero, a pista será ampliada e um novo Terminal de Passageiros será construído». Emsergipe.com. 11 de setembro de 2011. Consultado em 11 de setembro de 2011 [ligação inativa]
  7. «Obras de reforma do Aeroporto de Aracaju devem ser iniciada no 2º semestre». G1 Sergipe. 28 de janeiro de 2012. Consultado em 26 de fevereiro de 2012 
  8. «Aeroporto de Aracaju receberá nome de Déda. Na justificativa da proposta, o parlamentar ressaltou a importância da homenagem ao fazer uma ampla apresentação da trajetória política do governador Marcelo Déda.». JornaldaCidade.Net. 5 de dezembro de 2013. Consultado em 15 de dezembro de 2013. Arquivado do original em 7 de dezembro de 2013 
  9. «Almeida Lima acirra mudança de nome do aeroporto de Aracaju». Universo Político. 5 de dezembro de 2013. Consultado em 15 de dezembro de 2013 
  10. a b «Aeroporto de Aracaju pode levar o nome de Pedro Valadares.». ClickSergipe. 16 de setembro de 2014. Consultado em 18 de setembro de 2014 
  11. «Câmara analisa propostas de homenagem a Eduardo Campos e Pedro Valadares.». Câmara dos Deputados. 15 de setembro de 2014. Consultado em 18 de maio de 2015 
  12. «Com redução do ICMS, Aeroporto de Aracaju ganha novos voos. Número de voos sobe de 18 para 24. 'Aeroporto de Aracaju vai registrar um crescimento de 10%', diz Infraero.». portal G1. 27 de dezembro de 2015. Consultado em 22 de fevereiro de 2016 
  13. «Gol Linhas Aéreas ampliará número de voos para Aracaju.Capital sergipana passará a receber 82 voos semanais, 18 a mais que o número atual, que é 64.». portal ASN. 25 de agosto de 2016. Consultado em 28 de agosto de 2016 [ligação inativa]
  14. «Aeroporto de Aracaju atinge a marca de um milhão de passageiros.». Agência Sergipe de Notícias. 14 de dezembro de 2011. Consultado em 16 de dezembro de 2011 [ligação inativa]
  15. «Sergipe contará com duas novas linhas aéreas.Aeroporto Santa Maria terá mais dois voos em janeiro.». UOL. 26 de Dezembro de 2011. Consultado em 16 de Maio de 2012 
  16. «Novos voos chegam ao aeroporto de Aracaju.Expectativa é que fluxo de passageiros aumente. TAM e Azul reforçam voos para Sergipe.». G1 Sergipe. 6 de julho de 2012. Consultado em 7 de julho de 2012 
  17. «Aeroporto de Aracaju tem o maior fluxo de passageiros da região NE.Infraero aponta que o fluxo aumentou 26,3% de janeiro a maio de 2012 Movimento superou cidades como Fortaleza, Maceió, Recife e Salvador.». G1 Sergipe. 28 de junho de 2012. Consultado em 7 de julho de 2012 
  18. «Aeroporto Augusto Severo fica em oitavo (entre as nove capitais do Nordeste) em crescimento de janeiro a maio.». G1 Sergipe. 28 de junho de 2012. Consultado em 7 de julho de 2012. Arquivado do original em 3 de novembro de 2013 
  19. «Aeroporto de Aracaju atinge 1 milhão de passageiros em setembro.Visitantes chegam em Sergipe em busca dos belos atrativos turísticos do estado e da tranquilidade de Aracaju, considerada a capital brasileira da qualidade de vida.». ASN. 21 de Setembro de 2012. Consultado em 30 de Setembro de 2012 [ligação inativa]
  20. «Aeroporto de Aracaju teve o maior crescimento do Nordeste.Aeroporto de Aracaju teve um crescimento de passageiros de 25,64% em relação ao ano de 2011.». ASN. 15 de Janeiro de 2013. Consultado em 27 de Janeiro de 2013 [ligação inativa]
  21. «Prefeito entrega o Caju Bike.». PMA. Consultado em 30 de março de 2014 
  22. «Grupo usa bicicleta e fotografia para mudar manhãs em Aracaju.». Folha de S.Paulo. Consultado em 18 de abril de 2014 
  23. «Reunião visa firmar parceria entre SMTT e Setur». PMA. 24 de abril de 2012. Consultado em 5 de maio de 2012 
  24. «PMA investe em melhorias no transporte público». SMTT. 19 de Setembro de 2011. Consultado em 27 de novembro de 2011 
  25. «Dados Estastísticos - AENA BRASIL». estatistica.aenabrasil.com.br. Consultado em 24 de novembro de 2021 
  26. a b «Estatísticas». Portal da Transparência. Consultado em 25 de novembro de 2021 
  27. a b c d https://transparencia.infraero.gov.br/wp-content/uploads/2019/12/Anu%C3%A1rio_2018_PADD.pdf - Infraero
  28. https://transparencia.infraero.gov.br/wp-content/uploads/2019/02/anuario-operacional/anuario_2017.pdf - Infraero
  29. http://www.infraero.gov.br/images/stories/Estatistica/2012/Dez.xls - (Excel) Infraero
  30. a b c d e http://www.infraero.gov.br/images/stories/Estatistica/anuario/anuario_2011_2.pdf - Infraero
  31. «Dois aviões se chocam na pista de pouso em aeroporto de Aracaju (SE)». R7.com. 24 de junho de 2010. Consultado em 9 de março de 2020 
  32. «Aracaju: piloto freia avião e suspende decolagem para evitar acidente». G1. 15 de maio de 2014. Consultado em 9 de março de 2020 
  33. «Piloto solicita emergência em pouso no Aeroporto Santa Maria em Aracaju». G1. 18 de janeiro de 2017. Consultado em 9 de março de 2020 
  34. «Bolsonaro chama Collor para evento em Alagoas e diz que senador 'luta pelo interesse do Brasil'». G1. Consultado em 4 de dezembro de 2020 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]