Aeroporto de Araripina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Aeroporto de Araripina[1]
Aeroporto
Aeroporto Regional do Araripe
IATA: *** - ICAO: SNAB
Características
Tipo Público
Administração Governo de Pernambuco
Serve Araripina, (PE) Brasil[2]
Coordenadas 7° 35' 11" S 40° 32' 8" O
Altitude 669 m (2 195 ft)
Mapa
SNAB está localizado em: Pernambuco
SNAB
Localização do aeroporto em Pernambuco
Pistas
Cabeceira(s) Comprimento Superfície
13/31 1 247  m (4 091 ft) Asfalto

O Aeroporto de Araripina (também conhecido como Aeroporto Regional do Araripe) (IATA: ***ICAO: SNAB) é um aeroporto localizado na cidade de Araripina, no estado de Pernambuco.[2] Situado a 622 quilômetros da capital Recife.[3] Atende praticamente a demanda privada da região do Araripe.

Tem uma importância considerada se for levada em conta a indústria do Gesso, na qual possibilita o melhor acesso dos empresários do setor.

O Aeroporto de Araripina - SNAB é servido por uma pista 13/31 de 1.247X26 metros, asfaltada, provida de balizamento noturno, biruta iluminada. Atende principalmente a região do Araripe pernambucano .

Pode ser pensada posteriormente uma ampliação do aeroporto para que possa ajudar a escorrer a produção da região, além de ficar próximo à divisa com os estados do Ceará e do Piauí.

Reforma[editar | editar código-fonte]

É um dos 9 aeroportos que está incluído no PDAR - Plano de Desenvolvimento da Aviação Regional, que receberá investimentos do Governo Federal. Será o primeiro, dos nove do estado que serão atendidos com o plano de aviação regional, que foi lançado em 2012, e só no estado, terá um investimento na faixa dos 220 milhões de reais.

Em maio de 2014, o Governo Federal anunciou a reforma do aeroporto, que, começaria no segundo semestre do mesmo ano e ficaria pronto no segundo semestre de 2015, entrando em funcionamento até o final do mesmo ano. De acordo com a Secretaria de Aviação Civil, em um documento atualizado no início de junho de 2015, este aeroporto encontra-se na segunda etapa (de cinco), que é a Fase de Estudo preliminar. Ainda terá a fase do anteprojeto, da licitação e das obras, para só então inaugurar e ser aberto a aviação comercial regular.

Durante a visita ao Aeroporto de Serra Talhada, que ocorreu em 3 de janeiro de 2017, do Governo do Estado de Pernambuco e de membros da Cia Aérea Azul Linhas Aéreas, foi informado pelo Governo de Pernambuco que os aeroportos de Araripina, Caruaru e Garanhuns estão na lista para receber melhorias ao longo desse ano de 2017. Até o final de Junho de 2017, nada aconteceu, ou seja, não houve avanços.[4] No final de setembro de 2017, o prefeito da cidade cobrou das autoridades competentes celeridade para a construção e o funcionamento deste aeroporto.[5]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Airport SNAB» (em inglês). Great Circle Mapper. Consultado em 10 de agosto de 2019 
  2. a b «Aeroporto de Araripina». Aeroportos do Brasil. Consultado em 10 de agosto de 2019 
  3. «Distância de Araripina a Recife». Distância Entre Cidades. Consultado em 10 de agosto de 2019 
  4. «PE vai investir mais de R$ 25 milhões em aeroportos; o Araripe mais uma vez está fora dos planos». Ouricuri Em Foco. 28 de dezembro de 2018. Consultado em 10 de agosto de 2019 
  5. «Prefeito de Araripina reivindica a ministro dos Transportes ampliação do aeroporto regional». CarlosBritto. 23 de setembro de 2017. Consultado em 10 de agosto de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um aeroporto, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.