Aeroporto de Barreiras

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Aeroporto de Barreiras


IATA: BRA - ICAO: SNBR
Tipo Público
Administração Governo do Estado da Bahia
Serve Mesorregião do Extremo Oeste Baiano
Localização Não disponível
Inauguração Não disponível


Altitude 746 m (2 448 ft)
Movimento em 2014 Não disponível
Capacidade anual Não disponível
Website oficial Não disponível
Pistas
Cabeceiras Comprimento Superfície
08 x 26 1 600 m (5 249 ft) Asfalto

O Aeroporto de Barreiras (ICAO: SNBR IATA: BRA) está localizado no município de Barreiras, Bahia.

Suas coordenadas são as seguintes: 12°04'45.00"S de latitude e 45°00'34.00"W de longitude. Possui uma pista de 1600 m de asfalto.

História[editar | editar código-fonte]

O Aeroporto de Barreiras está localizado no topo da Serra da Bandeira, numa altitude de 746m, em Barreiras, Bahia. É um aeroporto público, administrado pelo Governo do Estado da Bahia e possui uma pista de 1,6 km de asfalto. A área ao redor do aeroporto vista na imagem de satélite do Google Earth mostra as antigas 3 pistas do aeroporto, que permitiam pousos em qualquer direção do vento.

A construção do aeroporto iniciou em 1937, e foi inaugurado em 1940. Tinha quatro pistas de pouso e já foi utilizado como base aérea dos EUA na segunda guerra mundial e um importante ponto de apoio para reabastecimento da aviação civil. Foi desativado em 1964 e então reativado com apenas uma pista. Atualmente estão sendo feitos melhorias e ampliações no aeroporto de Barreiras, com a ampliação da pista de 1,6km para 2,3km, construção de um parque de abastecimento de aeronaves e um novo pátio de estacionamento.

O Aeroporto de Barreiras dispõe de voos das companhias aéreas Passaredo, Trip, Azul e Gol (Codeshare com a Passaredo) para Salvador, Vitória da Conquista, Brasília e Ribeirão Preto. Está localizado no endereço: Serra da Bandeira, S/N, Barreiras, BA.

Reforma[editar | editar código-fonte]

É um dos 20 aeroportos da Bahia incluídos no PDAR - Plano de Desenvolvimento da Aviação Regional, criado em 2012, do Governo Federal, que visa construir e/ou reformar num total de 270 aeroportos em todo o país.[1]

Ligações Aéreas e Destinos[editar | editar código-fonte]

Companhias Destinos
Brasil Passaredo Bahia Salvador, Bahia Vitória da Conquista, Distrito Federal (Brasil) Brasília,São Paulo Ribeirão Preto
Brasil Azul Bahia Salvador, Distrito Federal (Brasil) Brasília

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um aeroporto, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.