Aeroporto de Barreiras

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Aeroporto de Barreiras
Aeroporto
IATA: BRA - ICAO: SNBR
Características
Tipo Público
Administração Governo do Estado da Bahia
Serve Mesorregião do Extremo Oeste Baiano
Localização Barreiras, BA, Brasil
Altitude 746 m (2 448 ft)
Pistas
Cabeceira(s) Comprimento Superfície
08/26 1 600  m (5 249 ft) Asfalto

O Aeroporto de Barreiras (ICAO: SNBR IATA: BRA) está localizado no município de Barreiras, Bahia.

Suas coordenadas são as seguintes: 12°04'45.00"S de latitude e 45°00'34.00"W de longitude. Possui uma pista de 1600 m de asfalto.

História[editar | editar código-fonte]

O Aeroporto de Barreiras está localizado no topo da Serra da Bandeira, numa altitude de 746m, em Barreiras, Bahia. É um aeroporto público, administrado pelo Governo do Estado da Bahia e possui uma pista de 1,6 km de asfalto. A área ao redor do aeroporto vista na imagem de satélite do Google Earth mostra as antigas 3 pistas do aeroporto, que permitiam pousos em qualquer direção do vento.

A construção do aeroporto iniciou em 1937, e foi inaugurado em 1940. Tinha quatro pistas de pouso e já foi utilizado como base aérea dos EUA na segunda guerra mundial e um importante ponto de apoio para reabastecimento da aviação civil. Foi desativado em 1964 e então reativado com apenas uma pista. Atualmente estão sendo feitos melhorias e ampliações no aeroporto de Barreiras, com a ampliação da pista de 1,6 km para 2,3 km, construção de um parque de abastecimento de aeronaves e um novo pátio de estacionamento.

Empresas Aéreas e Destinos[editar | editar código-fonte]

O Aeroporto de Barreiras dispõe de voos das companhias Azul Linhas Aéreas Brasileiras para o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte-Confins e Voepass Linhas Aéreas para o Aeroporto Internacional de Brasília e para o Aeroporto Internacional de Salvador.

Reforma[editar | editar código-fonte]

É um dos 20 aeroportos da Bahia incluídos no PDAR - Plano de Desenvolvimento da Aviação Regional, criado em 2012, do Governo Federal, que visa construir e/ou reformar um total de 270 aeroportos em todo o país.[1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Mapa da aviação Regional da Bahia» (PDF). Consultado em 24 de junho de 2015. Arquivado do original (PDF) em 26 de junho de 2015 
Ícone de esboço Este artigo sobre um aeroporto, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.