Aeroporto de Caicó

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Aeroporto de Caicó – Rui Mariz
Aeroporto
IATA: *** - ICAO: SNKK
Características
Tipo Público
Administração Prefeitura de Caicó
Serve Caicó
Localização Brasil Caicó, Rio Grande do Norte
Altitude 183 m (600 ft)
Pistas
Cabeceira(s) Comprimento Superfície
14 / 32 1 000 m (3 281 ft) Macadame

O Aeroporto de Caicó – Rui Mariz (ICAO: SNKK) é um aeroporto público brasileiro que atende a cidade de Caicó, na região do Seridó no estado do Rio Grande do Norte.

Localiza-se a cinco quilômetros nordeste do centro da cidade. Sua pista de macadame asfáltico possui 1 000 metros de comprimento e 30 metros de largura, sendo sua operação limitada apenas ao período diurno, devido à ausência de sistema de iluminação para pousos e decolagens à noite.

Reforma[editar | editar código-fonte]

O aeroporto passou por reformas durante o mandato da governadora Rosalba Ciarlini, o que levou a um novo processo de homologação através da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e do Comando da Aeronáutica (COMAER). Durante o período de revitalização, o aeroporto se manteve fechado por oferecer riscos à atividade aérea. No entanto, de acordo com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), foi reaberto para uso público no dia 5 de dezembro de 2014.

Em 2014, foi incluído no Plano de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR), programa do Governo Federal que prevê investimentos de R$ 7,3 bilhões para construir e reformar 270 aeroportos regionais no Brasil. No Rio Grande do Norte, Caicó e Mossoró foram as únicas cidades contempladas. Segundo informações da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC),[1] estima-se que serão gastos R$ 218,2 milhões na construção e reforma dos dois aeroportos.

O PDAR foi suspenso em meados de 2015,[2] o que inviabilizou o prosseguimento das etapas de construção.

Ligações aéreas e destinos[editar | editar código-fonte]

Atualmente, nenhuma companhia aérea opera no local.

Referências

  1. «Ministro anuncia construção de novos aeroportos em Caicó e Mossoró». Tribuna do Norte. Consultado em 5 de abril de 2016 
  2. «União revê plano de investimentos da aviação regional». Novo Jornal. Consultado em 11 de fevereiro de 2012