Aeroporto de Jequié

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox important.svg
Foram assinalados vários aspectos a serem melhorados nesta página ou se(c)ção:
Jequié
Aeroporto
Aeroporto Vicente Grillo
IATA: JEQ - ICAO: SNJK
Características
Tipo Público
Administração Governo Municipal e Governo Estadual
Serve Jequié
Localização Brasil Jequié, BA
Inauguração 19 de novembro de 1954 (63 anos)
Coordenadas 13° 52' 38" S 40° 4' 19" O
Altitude 197 m (646 ft)
Mapa
SNJK está localizado em: Brasil
SNJK
Localização do aeroporto no Brasil
Pistas
Cabeceira(s) Comprimento Superfície
14/32 1 280 m (4 199 ft) Asfalto

Aeroporto Vicente Grilo da cidade de Jequié, (IATA: JEQICAO: SNJK), no estado da Bahia, atualmente desativado pela ANAC.

Possui pista de pouso e decolagem de 1,3 km e 30 metros de largura sem iluminação noturna ou torre de controle

O aeroporto já foi servido pela companhia aérea Abaeté que usava o avião Embraer EMB 110 Bandeirante que com a baixa procura por voos desativou seus voos para a cidade, empresa aérea em atividade desde 1979.

O primeiro avião de escala comercial que chegou em Jequié Em 19 de novembro de 1954, a inauguração do Aeroporto Vicente Grillo, na época chamado de Campo de Aviação. Tudo aconteceu graças ao empenho do grande benemérito do Município, Vicente Grillo, que doou a área para a construção deste equipamento. De acordo com o site Taberna da História, em Jequié, a empresa Real operava com aviões Douglas DC-3, um avião bimotor para uso civil que revolucionou o transporte de passageiros nas décadas de 1930 e 1940. Seu representante, em 1963, era Antônio Orrico, que tinha escritório na Rua 2 de Julho. Antes, porém, operava em Jequié a Nacional, que tinha como representante a “Jodan”. Nos anos 80, Jequié foi contemplada com uma linha aérea, sob a responsabilidade da Nordeste Linhas Aéreas que, operando aviões Bandeirantes, conectava Salvador, Jequié e Bom Jesus da Lapa. A sociedade jequieense, nos anos 50, viajava muito de avião para os grandes centros do país. Era comum ver algum casal viajando para o Rio de Janeiro ou mesmo para Salvador em um DC-3.

Em 2009 a cidade recebeu 2,5 milhões para investimento no aeroporto que nunca foi usado. Em 2011 o governo do estado fez uma pequena reforma no terminal de passageiros e entregou a responsabilidade de manutenção para a prefeitura. O aeroporto recebe apenas voos particulares. Em 2012 especula-se que o governo do estado fará uma reforma no terminal de passageiros e na pista de pouso e decolagem para que a ANAC possa liberar o aeroporto para voos regulares.

Em 20 de abril de 2016 a Secretaria de Aviação Civil liberou o aeroporto para receber voos regulares.

Ligações aéreas[editar | editar código-fonte]

Atualmente o aeroporto não conta com operações regulares, o que deve acontecer no início do mês de Maio de 2017.

Companhias Aéreas Destinos Aeronaves

Referências[editar | editar código-fonte]

[1] Secretaria autoriza reabertura do aeroporto de Jequié, na Bahia.

https://www.facebook.com/AeroportoDeJequie/#