Abaeté Linhas Aéreas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Abaeté Linhas Aéreas
ICAO ABJ
Indicativo de chamada Abaeté
Fundada em 1995
Principais centros
de operações
Aeroporto Internacional de Salvador, Aeroporto de Bom Jesus da Lapa e o Aeroporto de Guanambi
Frota 2
Destinos 3
Companhia
administradora
Grupo Abaeté
Sede Salvador
Pessoas importantes Jorge Mello (Fundador Presidente), Milton Tosto (sócio)
Sítio oficial www.abaete.com.br

A Abaeté Linhas Aéreas foi uma empresa aérea brasileira fundada em 1995, com sede em Salvador, estado da Bahia. Operou uma frota de aeronaves Embraer EMB-110 Bandeirante em suas rotas.

A companhia é subsidiária da Abaeté Taxi Aéreo, esta sim operadora de uma larga frota de aeronaves de diversos modelos, entre os quais Cessna 208 Caravan, Cessna Citation, Cessna 402, EMB-110 Bandeirante, entre outros. Ainda faz parte do Grupo Abaeté a especialista em manutenção Atlanta Taxi Aéreo. A companhia encerrou operações em 2012, quando operava 2 EMB-110 Bandeirante para 3 destinos.

Ainda existe juridicamente e perante a ANAC, no entanto sem previsão de retorno as operações regulares.

História[editar | editar código-fonte]

Sua história começa quando a Nordeste Linhas Aéreas foi vendida para a RIO-SUL/VARIG e acabou deixando vários destinos no interior da Bahia sem ligação aérea. A Abaeté então uma respeitada taxi aéreo abriu sua divisão de linha aérea com 4 EMB110C Bandeirante e com eles começou a operar vários destinos no interior da Bahia como Jequié, Caravelas, Teixeira de Freitas, Bom Jesus da Lapa, Guanambi, Barreiras, Vitória da Conquista, entre outros. O passar dos anos e a falta de investimentos para crescer fizeram a Abaeté ir com o tempo reduzindo malha e priorizando destinos de alta rentabilidade, sendo que por vezes cogitou a aquisição de aeronaves EMB-120 Brasília e ATR-42-300, o que nunca se concretizou.

Destinos[editar | editar código-fonte]

Operou nas cidades de:

Frota[editar | editar código-fonte]

Frota
Aeronave Capacidade Total
EMB-110 Bandeirante 14 passageiros 3 aeronaves