ATA Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
este artigo não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
ATA Brasil
ICAO ABZ
Indicativo de chamada ATA Brasil
Fundada em 2001
Encerrou atividades em 2006
Principais centros
de operações
Aeroporto Internacional do Recife
Sede , Brasil


A Atlântico Transportes Aéreos foi fundada em Recife em 2001, iniciou operações com um Cessna 208 em junho de 2001, apesar de ter sido fundada em 19 de janeiro de 2001 e levou principalmente em Campina Grande

As primeiras cidades servidas foram Arco verde, Arapirina, Campina Grande, Caruaru, Garanhus, Paulo Afonso e Serra Talhada.

Durante o primeiro ano transportou aproximadamente 2 mil passageiros. Em 2002 a empresa optou por operar somente com carga aérea, o que lhe proporcionaria maior rentabilidade. Com isso a empresa foi contratada pela Tam Express e pelos Correios para distribuição de carga expressa nas cidades de Aracajú, Maceió e Salvador.

Em 2003 a ATA recebeu um Boeing 727-200 e um Boeing 737-200. A ATA Brasil é uma empresa -regular de transporte aéreo de cargas e passageiros. Voou na alta temporada em linhas ligando São Paulo (Guarulhos) a cidades nordestinas, como Fortaleza, Natal, Campina Grande e Recife.

Em meados de 2004, além dos charters de passageiros, iniciou os voos charters de carga, principalmente na rota Porto Alegre – Guarulhos – Salvador – Recife e Rio de Janeiro

Transferiu sua sede para Fortaleza.

Atualmente a empresa está paralisada e não está realizando nem os voos cargueiros noturnos. Sua manutenção eram realizadas nas oficinas da VEM – Varig Engenharia e Manutenção.

Uma das aeronaves Boeing 737-200C de prefixo PR-MGA encontra-se abandonada, deteriorando no tempo, no pátio do Aeroporto Internacional de Campo Grande- MS (SBCG). Ja o boeing 727-224/Adv(F), prefixo PR-GMA,esta no pátio do aeroporto de Goiânia-GO (SBGO).

Dos fretamentos realizados em 2005 a empresa obteve 78,51% de aproveitamento médio de suas aeronaves tendo transportado 9.933 passageiros.

Atualmente uma de suas aeronaves modelo Boing 737-200 encontra-se abandonada no Aeroporto Internacional Pinto Martins ( Fortaleza-CE )

Frota[editar | editar código-fonte]

Aeronave Total Prefixos
Boeing 727-200F 1 PR-GMA
Boeing 737-200C 3 PR-MGA , PR-LSW , TF-ELL


Ver também[editar | editar código-fonte]