Flex Linhas Aéreas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
FLEX Linhas Aéreas
Flex Linhas Aéreas
IATA JH
ICAO FFX
Indicativo de chamada FLEX
Fundada em 28 de julho de 2006
Encerrou atividades em 20 de agosto de 2010
Principais centros
de operações
Aeroporto Internacional de Salvador, Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, Aeroporto Internacional do Recife
Outros centros
de operações
Campina Grande
Programa de milhagem Não possui
Serviço VIP Não possui
Aliança comercial Não possui
Frota 1 aeronave, Boeing 737-300
Destinos 6
Sede Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Sítio oficial www.voeflex.com.br

A Flex Linhas Aéreas foi uma companhia aérea brasileira, com sede no Rio de Janeiro, sendo a maior empresa do segmento do Brasil.


A Flex era gerida por uma comissão que representava seus mais de 17 mil credores - a maioria ex-empregados da antiga Varig. Também são credores a Petrobras Distribuidora (BR), empresas de leasing, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), e alguns bancos brasileiros. O processo de recuperação judicial é resultado da Lei 11.101/05, também conhecida como nova Lei de Falências, aplicada pela primeira vez no processo de saneamento da Varig.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: História da Varig

FLEX Linhas Aéreas é o novo nome comercial da chamada antiga empresa aérea Nordeste Linhas Aéreas, ex subsidiária da VARIG, que retomou as suas operações oficialmente em março de 2008 e as finalizou em novembro de 2009.

Sua falência foi decretada no dia 20 de agosto de 2010 na 1ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro. Os registros junto à ANAC, ICAO, e IATA já estão confirmados. A frota era composta inicialmente por uma aeronave modelo Boeing 737-300 devolvida ao arrendador pela VRG Linhas Aéreas S.A. (Nova VARIG).

Há como cores oficiais o azul e o amarelo com o slogan A companhia aérea na sua medida. O lançamento da nova marca foi celebrado dia 23 de outubro de 2007 (Dia do Aviador), durante o congresso da ABAV no Riocentro. O voo inaugural, Rio-Salvador-Rio, aconteceu no dia 8 de março de 2008. A sede administrativa e operacional da FLEX ocupava um bloco inteiro (bloco "C") da antiga sede da VARIG, ao lado do Santos Dumont.

A FLEX oferecia também os serviços de treinamento em transporte aéreo através da Flex Aviation Center - FAC -, em suas unidades que se encontravam em Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro (instalada numa área de 30 mil metros quadrados próximo ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro) capacitava pilotos e comissários, despachantes operacionais de voo (DOV), especialistas em segurança voo, pessoal para atendimento em aeroportos e lojas, manipulação de cargas, além de inúmeros outros cursos gerenciais específicos para companhias ligadas ao setor de aviação.

No começo a companhia iniciou suas operações com uma única aeronave. Segundo a diretoria da empresa, eles iriam operar com seis aeronaves até o final do ano de 2009. Essa promessa jamais foi cumprida e sua única aeronave está estocada até hoje no Aeroporto Executivo de Opa Locka (KOPF), em Miami, Estados Unidos.

Frota[editar | editar código-fonte]

O único Boeing 737-300 da Flex Linhas Aéreas.
Frota Flex
Aeronave Total Passageiros
(primeira classe/executiva/econômica/)
Notas
Boeing 737-300 1 136 (0/136) - Voos de curto alcance

- Estocado no Aeroporto Executivo de Opa Locka (KOPF), Miami (desde 2017)

Total de aeronaves 1

Flex Aviation Center[editar | editar código-fonte]

Flex Aviation Center ja foi o centro de treinamento da Varig, depois passou a Flex e hoje é independente.

Está localizado na Ilha do Governador, Rio de Janeiro. É um dos mais modernos centros de treinamento de profissionais da aviação do mundo.

Oferece cursos de formação de comissários, pilotos e despachantes de voo, dentre outros. Oferece, também, treinamentos para profissionais de outras empresas.

Quando fazia parte da Varig, era conhecido como Varig Flight Training Center.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]