Fly Linhas Aéreas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fly Linhas Aéreas
Fly Linhas Aéreas
IATA 4H
ICAO FLB
Indicativo de chamada AEREAFLY
Fundada em 1995
Encerrou atividades em Dezembro de 2005
Principais centros
de operações
Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro
Aeroporto Internacional de Guarulhos
Frota 4
Destinos 0
Sede Rio de Janeiro, Brasil
Sítio oficial www.voefly.com.br
Fly Linhas Aéreas Boeing 727-200, Recife, 1998

A Fly Linhas Aéreas foi uma Companhia aérea de baixo custo (inglês: low cost / low fare) com sede no Rio de Janeiro, cujos destinos eram Natal, Recife, Fortaleza e Guarulhos e diversos voos charters para o nordeste do Brasil e Caribe.

Encerrou suas operações em dezembro de 2005.

História[editar | editar código-fonte]

Nasceu como uma empresa charter, mas com o passar do tempo começou a realizar voos regulares. Embora tivesse sido uma empresa de baixo custo, oferecia um serviço diferenciado e de alta qualidade em seus voos.

A empresa durou cerca de 11 anos, e nos primeiros anos desfrutou de um bom crescimento e uma grande ocupação. Mas sua sorte começou a mudar em 1999 devido à crise cambial, quando a ocupação caiu e os custos dos Boeing 727, que tinham sido escolhidos por ser o melhor tipo de avião para o modelo de negócios da empresa, subiram vertiginosamente. Assim, a empresa iniciou o ano 2000 com excelente aproveitamento de sua única aeronave (avião arrendado da Royal Air Maroc), o que gerou receita suficiente para a compra de uma segunda aeronave Boeing 727-200 (comprada no mercado americano), inclusive com o que seria denominado de FLY-CLASS (espécie de primeira classe).

Os voos da empresa já chegavam a Recife e João Pessoa), além de São Paulo, Rio de Janeiro, Natal e Fortaleza (e previsão de alcançar Belém e Brasília). O sucesso da FLY era tão grande que a própria VARIG chegou a fazer uma oferta de compra da empresa, imediatamente recusada por seus donos. Quase que no mesmo horário em que decolava do Rio de Janeiro em direção ao nordeste, a FLY era acompanhada pela VARIG para os mesmos destinos e, enquanto a FLY saia totalmente lotada de passageiros, a VARIG decolava com um aproveitamento abaixo da metade da capacidade de sua aeronave.

A situação chegou ao extremo depois da crise que a aviação enfrentou após os atentados de 11 de setembro de 2001 e posteriormente devido ao avanço da novata Gol Linhas Aéreas, que bem capitalizada e com uma frota de Boeing 737 bem mais moderna, avançada e econômica, além das tarifas inferiores praticadas pela mesma, a Fly não encontrou mais espaço e acabou encerrando suas operações. Após isso, ainda chegou a realizar voos fretados, mas durou pouco tempo.

Frota[editar | editar código-fonte]

A Fly Linhas Aéreas operava aeronaves Boeing 727-200 com capacidade para 162 passageiros, distribuídos em filas de 3 a 3 poltronas com um corredor.

Aeronaves
Prefixo Aeronave Status
PP-LBF B727-2B6 DESMONTADO EM GRU
PP-JUB B727-227 ABANDONADO EM GIG
PP-BLS B727-224 ABANDONADO EM GIG
PP-BLR B727-243 ABANDONADO EM GRU

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Fly Linhas Aéreas
Ícone de esboço Este artigo sobre uma companhia aérea do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.