VOTEC

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

VOTEC foi uma companhia aérea brasileira, especializada em transporte executivo particular regional, fundada em 1966.

Começou oficialmente suas operações em 1977, operando com as aeronaves Embraer EMB-110, Fokker 27-200 e Douglas DC 3, servindo nas regiões norte e centro-oeste. Complementando. Os Fokker eram dois MK 200 e um MK 600. Também operou vários outros aviões, como Britten Norman BN2A, Mitsubishi MU2.

Aquisição[editar | editar código-fonte]

No começo dos anos 80, a companhia sofreu diversos acidentes envolvendo suas aeronaves, e entrou em declínio. Na verdade o que provocou a extinção da VOTEC foi a extinção do SITAR, que dividia o Brasil em 5 regiões exploradas por 5 companhias, a saber.... Rio-Sul (filha da Varig), Nordeste (joint venture Transbrasil e Vasp) Taba (sózinha no jogo) Tam (sózinha no jogo) e Votec (também sózinha no jogo). Quando o governo desregulamentou as regionais, a TAM assumiu a Votec aviões e rotas e abriu como Brasil Central.

Sua frota de aviões foi vendida para a TAM nos anos 80 de forma que a empresa se concentrou apenas no afretamento de helicópteros, modelos H500, Sikorsky S-58, S-61 e S-76. Perdeu várias aeronaves em acidentes, ficando reduzida apenas a operação no aeroporto de Macaé, voando para as plataformas da Petrobrás.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.