Brava Linhas Aéreas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Brava Linhas Aéreas
IATA
Z0
ICAO
BRV
Indicativo de chamada
BRAVA
Fundada em agosto de 2005 (10 anos)
Hub
Focus cities
Aliança aérea Code-share com a TAM
Frota 4
Destinos 9
Holding Grupo Acauã [1]
Sede Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Pessoa(s)
chave
  • Jorge Barouki
Website voebrava.com.br
Let 410 at Uruguaiana Airport - Brazil.JPG

A Brava Linhas Aéreas, anteriormente denominada NHT Linhas Aéreas, é uma companhia aérea brasileira com sede na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, que se encontra inoperante. Criada pela holding JMT, de Santa Maria, comandada pelo empresário Pedro Teixeira, foi vendida ao Grupo Acauã, do empresário Jorge Barouki, com base em Balneário Camboriú, quando passou a usar a marca atual.

Fontes revelam que vários voos foram cancelados pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) em 18/12/2013, devido a falta de pagamento de funcionários e crise financeira.

A Brava atua no mercado desde agosto de 2006 e seu principal objetivo é operar no mercado de voos regionais, conectando Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba a diversas cidades industriais e turísticas da Região Sul.

A companhia chegou a possuir seis aeronaves Let 410 UVP E-20, turboélice, com capacidade para 19 passageiros e dois tripulantes.

Ficou conhecida por ter operado os dois voos comerciais mais curtos da América do Sul, que são respectivamente as rotas Rio Grande (RS)-Pelotas (RS) e Santa Rosa (RS)-Santo Ângelo (RS).

Acordos comerciais e expansão[editar | editar código-fonte]

A companhia anunciou em setembro de 2007 um acordo comercial de codeshare com a TAM Linhas Aéreas, permitindo que passageiros daquela companhia pudessem embarcar em voos da NHT e vice-versa, a partir de Porto Alegre, comprando passagens diretamente no site da TAM.

Cogitou ainda incorporar aeronaves de maior porte, no dia 14 de maio de 2011 foi ventilada a informação de dois Embraer Brasília para frota.

Em 18 de maio de 2012 foi divulgado pelo Grupo JMT de Santa Maria, a venda da NHT para o Grupo Catarinense Acauã, que foi outorgada pela ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil. Em 4 de fevereiro de 2013, a ANAC autorizou troca de nome de NHT linhas Aéreas para Brava Linhas Aéreas.

Frota[editar | editar código-fonte]

Frota de aeronaves da Brava Linhas Aéreas
Aeronave Assentos Total
LET L-410 19 passageiros 6 aeronaves
EMB-120 Brasilia 30 passageiros 2 pedidos
Frota atual 0 aeronaves

Fretamento[editar | editar código-fonte]

A Brava possuia um serviço especial de fretamento.

Destinos[editar | editar código-fonte]

Sudeste

São Paulo

Sul

Paraná

Santa Catarina

Rio Grande do Sul

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma companhia aérea é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.