Aeroporto de Macaúbas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde janeiro de 2018). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Aeroporto de Macaúbas
Aeroporto
Aeródromo Robson Luís Vasconcelos Mota
ICAO: SNMC
Características
Tipo Público/Privado
Serve Macaúbas e região do Vale do Paramirim
Localização Brasil Macaúbas, Bahia
Inauguração 1950
Coordenadas 13° 01' 32" S 42° 40' 23" O
Altitude 650 m (2 133 ft)
Mapa
Localização do aeroporto na Bahia está localizado em: Bahia
Localização do aeroporto na Bahia
Aeroporto de Macaúbas
Pistas
Cabeceira(s) Comprimento Superfície
12/30 1 318  m (4 324 ft) Asfalto

O Aeródromo Robson Luís Vasconcelos Mota, (IATA: SNMC),serve à cidade de Macaúbas e região, no estado da Bahia. O aeroporto está localizado no perímetro urbano da cidade, bem conservado e com uma pista de pouso de 1318 metros, sinalizada.[1] Atualmente não possui voos comerciais, apenas particulares.

História[editar | editar código-fonte]

No governo de Getúlio Vargas, foi organizada a Campanha nacional da aviação, CNA, que ficou conhecida como campanha para “Dar Asas a Juventude Brasileira” ou “Dêem Asas ao Brasil”. Influenciados por essa campanha,foram criados os campos de pouso e inseriu Macaúbas no mundo da aviação. Em 1948, fundação do Aero-Clube Asa Branca de Macaúbas. O campo de pouso Asa Branca foi inaugurado em 08 de agosto de 1948. Neste dia, aterrissaram 07 aviões. Após inauguração, foi criada a linha aérea para Salvador com duas viagens semanais.

Em 1949, criação do Aero-Clube de Macaúbas com o objetivo de construir um campo de aviação, desenvolver um centro cultural, recreativo e esportivo. É inaugurado o segundo campo de pouso de Macaúbas, em 05 de julho de 1950, Cruzeiro do Sul, pela prefeitura municipal de Macaúbas no governo do Sr. Manoel Messias de Figueiredo.

Acidentes e incidentes[editar | editar código-fonte]

  • 23 de março de 1996, Um avião monomotor Embraer EMB-720, registro PT-VMO, chocou-se com fios de alta tensão no trevo de acesso a Macaúbas, matando o piloto e co-piloto. Hoje o nome Aeródromo Robson Luís Vasconcelos Mota, é em homenagem ao piloto.


Referências

  1. «Aeroporto de Macaúbas description». Consultado em 15 de Dezembro de 2017 
Ícone de esboço Este artigo sobre um aeroporto, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.