Aeroporto de Valença

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto.
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Aeroporto Regional de Valença


IATA: VAL - ICAO: SNVB
Tipo Não disponível
Administração Não disponível
Serve Costa do Dendê (Valença, Morro de São Paulo, entre outros)
Localização Não disponível
Inauguração 1948
2000 (reeinauguração)


Altitude Não disponível
Movimento em 2013 Não disponível
Capacidade anual Não disponível
Website oficial Não disponível
Pistas
Cabeceiras Comprimento Superfície
Não disponível 1 800 m (5 906 ft) Asfalto

O Aeroporto de Valença é um aeroporto brasileiro na cidade de Valença, no estado da Bahia. Foi reeinaugurado em 3 de setembro de 2000, porém, existe desde 7 de julho de 1948 (como aeroporto de Valença-Guaibim) e abriga voos de pequeno porte, como aviões particulares e comerciais. Seu movimento durante o censo de 2009 foi de 2.800 passageiros por ano.

O Grupo MPE, o qual está reformando o maior e mais estruturado na região baiana do Baixo Sul, tem concessão[1] e projeta a transformação do aeroporto em ponto de apoio ao de Salvador e com a denominação de "Aeroporto Internacional da Costa do Dendê"[2] .

No fim de junho de 2013, o voo inaugural da Passaredo Linhas Aéreas para Salvador traz a operação de voos comerciais desde as obras de 2000 e tem disponibilidade semanal inicialmente, ligando os cerca de 277 km que separam Salvador de Valença, servindo de entrada para Costa do Dendê, zona turística onde estão Morro de São Paulo, Ilha de Boipeba, Guaibim, Barra Grande, Maraú, Cairu.[3] [1] Assim, o Aeroporto somente operava com voos particulares e de táxi aéreo, com a redução tributária estadual sobre a querosene, a linha comercial para Salvador contribui para o transporte aéreo regional na Bahia.[4]


Companhias aéreas e destinos[editar | editar código-fonte]

Companhia e Destinos do Aeroporto de Valença
Companhia Destinos
Brasil Passaredo Salvador

Atualmente o aeroporto encontra-se desativado e com seus equipamentos entrando em sério estado de perda. Apesar de muito bem estruturado não é tão bem utilizado como o aeroporto da ilha do Morro de São Paulo, onde recebe com frequência voos de monomotores que realizam a ponte Salvador-Morro em 20 minutos.

Segundo passageiros que fazem a viagem Valença-Atracadouro e Valença-Guaibim e habitantes em geral, o aeroporto se tornou um grande elefante branco, um patrimônio sem utilização. Mesmo com a tentativa de responsáveis pelo "funcionamento" do local, junto com alguns profissionais da área de turismo da cidade para revitalizar o aeroporto as autoridades municipais e estatais não se prenunciam para que o aeroporto entre em efetiva operação.

Referências

  1. a b Passaredo inicia voos para Valença (em português) (11 de junho de 2013). Página visitada em 29 de junho de 2013.
  2. UPB. Aeroporto de Valença deverá receber voos comerciais a partir de fevereiro (em português). Página visitada em 29 de junho de 2013.
  3. Redação/A TARDE (28 de junho de 2013). Valença ganha voo direto de Salvador a partir deste sábado (em português). Página visitada em 29 de junho de 2013.
  4. SECOM (29 de junho de 2013). Redução de imposto do querosene reabre o aeroporto de Valença (em português). Página visitada em 29 de junho de 2013.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]