Aeroporto de Garanhuns

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Aeroporto de Garanhuns
Aeroporto
IATA: QGP - ICAO: SNGN
Características
Tipo Público
Administração Governo do Estado de Pernambuco
Serve Garanhuns
Coordenadas 8° 50' 4" S 36° 28' 17" O
Altitude 863 m (2 831 ft)
Mapa
QGP está localizado em: Brasil
QGP
Localização do aeroporto no Brasil
Pistas
Cabeceira(s) Comprimento Superfície
16/34 1 254 m (4 114 ft) Asfalto

O Aeroporto de Garanhuns (IATA: QGP - ICAO: SNGN) é um aeroporto brasileiro, localizado no município de Garanhuns, no agreste do estado de Pernambuco. Está localizado na BR 423, na Cidade de São João, que fica antes da entrada principal da cidade. Está distante do centro da cidade em aproximadamente 7 km, e a 195 km da capital.

Reforma[editar | editar código-fonte]

É um dos 9 aeroportos que está incluído no PDAR - Plano de Desenvolvimento da Aviação Regional, que receberá investimentos do Governo Federal, em torno dos 220 milhões de reais, só para o estado de Pernambuco. A previsão é que a obra comece no segundo semestre de 2014 e seja concluída em, no máximo, um ano. A previsão também é que o aeroporto entre em funcionamento até o final de 2015.

De acordo com a Secretaria de Aviação Civil, em um documento atualizado no início de junho de 2015, este aeroporto encontra-se na segunda etapa (de cinco), que é a Fase de Estudo preliminar. Ainda terá a fase do anteprojeto, da licitação e das obras, para só então inaugurar e ser aberto a aviação comercial regular. Até o final de Junho de 2016, nada aconteceu, ou seja, não houve avanços.

Em agosto de 2016 o Governo do Estado de Pernambuco anunciou que o aeroporto seria reformado e ampliado, que ainda está na fase de conclusão do projeto. A previsão é que, até o final de 2016, ele esteja pronto para só então assinar a ordem de serviço para o início da obra de reforma a ampliação, que deve ser concluída até meados de 2017.

Durante a visita ao Aeroporto de Serra Talhada, que ocorreu em 3 de janeiro de 2017, do Governo do Estado de Pernambuco e de membros da Cia Aérea Azul Linhas Aéreas, foi informado pelo Governo de Pernambuco que os aeroportos de Araripina, Caruaru e Garanhuns estão na lista para receber melhorias ao longo desse ano de 2017. Em agosto de 2017 começou a ser feito o projeto de recuperação do aeroporto. Em setembro foi anunciado que o projeto já estava pronto e até o final do mês seria lançado e edital para contratar a empresa para reformar o aeroporto.

Ligações Aéreas e Destinos[editar | editar código-fonte]

Atualmente nenhuma companhia aérea opera no local. Em 19 de junho de 2015, a Azul Linhas Aéreas demonstrou interesse em operar no Aeroporto, durante uma reunião do presidente da empresa, o governado do estado e o secretário de turismo.

Futuras Ligações[editar | editar código-fonte]

Companhia Aérea Destinos Aeronaves
Brasil Azul Linhas Aéreas Brasileiras (em estudos) Recife (Inicia em 2018) ATR 72-600

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

[1] Mapa da Aviação Regional de Pernambuco

[2] Pernambuco terá R$ 216 milhões para reformar nove aeroportos (mai/14)

[3] Presidente da Azul anuncia novidades para Pernambuco (jun/15)

[4] Paulo anuncia estruturação dos aeroportos de Serra Talhada e Garanhuns para receber voos da Azul (ago/16)

[5] Aeroportos de Caruaru, Garanhuns e Araripina na lista para receber investimentos (jan/17)

[6] Aeroportos de Garanhuns e Serra Talhada serão preparados para receber voos da Azul (ago/17)


Ícone de esboço Este artigo sobre um aeroporto, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.